Enquanto a Alemanha bate recorde de produção de energia solar, a França quer despontar na frente com a maior usina de energia solar da Europa.
Liderado pela Neoen, especialista em energia renovável, o projeto de um novo parque solar será realizado em parceria com outras companhias e pretende reunir um conjunto de usinas que, juntas, vão produzir 300 MW de energia limpa.
Além da Neoen, também estão no projeto as gigantes Eiffage-Clemessy, Schneider Eletric e Krinner, todas especialistas no setor. A estimativa é que o empreendimento chegue a 360 milhões de euros e comece a funcionar já em outubro de 2015. A produção seria suficiente para abastecer toda a cidade de Bordeaux.
Energia solar no mundo
Há sete anos atrás, menos de 10 gigawatts em energia solar foram instalados em todo o mundo. Hoje esse número já chega a 150 gigawatts. Segundo a consultoria americana NPD Solarbuzz, se as previsões dos analistas se confirmarem, em cada mês de 2014 vai ser instalada mais capacidade em energia solar do que toda a quantidade de energia solar instalada em todo o mundo em 2007.
A Alemanha, umas das gigantes em produção de energia solar, estabeleceu em julho de 2013 o recorde de energia, ao produzir 5,1 Terawatts-hora.
No Brasil, a maior usina solar do país, a Usina Fotovoltaica Cidade Azul, começou a operar comercialmente em agosto deste ano em Tubarão, no sul de Santa Catarina e fornece o suficiente para abastecer 2.500 casas diariamente. Mas, por enquanto, a energia solar no país ainda representa 0,01% da energia no Brasil.