A cidade de São Paulo enfrenta a maior crise hídrica da sua
história, por isso todas as gotas são importantes. Com base nesta teoria, a
Organização Não-Governamental (ONG) The Nature Conservancy lançou a campanha #NaoChoveNaoLavo, que
pretende convencer os paulistas a não lavarem o carro enquanto não chover.
Com mais sete milhões de veículos, a cidade enfrenta
congestionamentos intermináveis diários, mas a situação ambiental pode
degradar-se ainda mais se cada uma destas pessoas lavar regularmente o carro.
Segundo a ONG, uma lavagem de carro gasta, em média, 500
litros de água. Ou seja, são 3,5 mil milhões de litros de água para lavar toda
a frota paulista. Isto equivale ao consumo mensal de 25 milhões de pessoas, se
considerarmos um consumo médio mensal de 140 litros por pessoa.
A campanha foi criada pela agência de publicidade África e
procura sensibilizar os cidadãos para o uso racional e consciente de água,
através de anúncios em revistas, distribuição de adesivos e folhetos
explicativos.
Mas é nas redes sociais que a campanha se torna mais
criativa. No Facebook, Twitter e Instagram, a agência está a pedir aos
internautas que partilhem fotos dos seus carros sujos, através da hashtag
#NaoChoveNaoLavo.