O modelo representa um grande avanço para a indústria
automobilística por ser híbrido, funcionando a partir de células de hidrogênio
ou por eletricidade.
De acordo com a montadora, o motor tem autonomia para
percorrer até 500 quilômetros. Mas, o seu grande diferencial é o fato de ser
recarregado em apenas três minutos pelas células de hidrogênio.
A Volkswagen levou bastante tempo para apresentar
tecnologias sustentáveis aplicadas a seus automóveis. Enquanto isso,
concorrentes japoneses, como a Honda e a Toyota, já davam passos adiantados no
uso de fontes alternativas.
Antes do novo Golf, a empresa havia apresentado somente um
conceito da tecnologia HyMotion, que seria aplicada ao Tiguan. Mas, isso
aconteceu em 2008.
A empresa alemã explica que, ao contrário de outras
companhias automobilísticas, o intuito não é criar modelos surpreendentes que
nunca chegarão às ruas.
A montadora garante que o interesse maior é desenvolver
carros que cheguem ao nível popular e sejam comercializados da mesma forma que
os modelos tradicionais da marca.
As especificações do Golf SportWagen HyMotion dizem que o
carro é capaz de acelerar de zero acem quilômetros por hora em dez segundos.
A montadora ainda não divulgou os valores e datas para que o
modelo chegue ao mercado. O próximo carro a receber células de hidrogênio deve
ser o Passat Sedan.
Fonte: Tribuna da Bahia