Arquitetos dominicanos desenvolveram um projeto de abrigo para animais feito a partir de materiais reaproveitados. A construção, chamada de Ghetto2Garden, foi pensada para ser prática, eficiente, confortável e ainda ter baixos custos.
O grupo responsável pela ideia é o Coletictivo Revark, que trabalha sempre com projetos experimentais visando a mudança social. Para construir o abrigo eles contarão com a reutilização de objetos descartados, entre eles: pneus, pallets, madeira e galões plásticos.
Este projeto deve ser uma nova referência para a arquitetura sustentável na República Dominicana. |
Após ser construído o local servirá de abrigo para animais que sofrem maus-tratos. O objetivo é de que a casa seja capaz de auxiliar a reabilitação de até 50 animais de uma só vez. A equipe que faz atualmente este trabalho na República Dominicana já possui um centro de reabilitação, no entanto, a estrutura é inapropriada e não atende a todas as necessidades dos animais.
As técnicas de upcycle aplicadas à construção baratearam o projeto e para que os custos de manutenção também sejam reduzidos, os arquitetos pensaram em uma estrutura inteligente. Assim, o abrigo contará com uma pequena turbina eólica, um gerador solar, sistema de coleta de água da chuva e um biodigestor para a reciclagem de resíduos orgânicos.
Para completar, o complexo ainda contará com telhados verdes. Este projeto não é apenas um centro de reabilitação animal, mas deve ser uma nova referência para a arquitetura sustentável na República Dominicana.
Fonte: Inhabitat.