Existem muitos tipos de tecnologias de telhados verde para quem quer reduzir suas contas de energia e a pegadas de carbono global. Mas uma característica é que a maioria dos telhados verdes tem que ser planos. Os telhados íngremes, muitas vezes têm dificuldade em lutar com a gravidade para manter o meio de cultura fixada no local.
Para esses clientes, a empresa de design holandês Roel de Boer criou uma nova telha leve, que pode ser adaptada em telhados inclinados, que são comuns em muitas cidades ao redor da Holanda . O sistema de duas partes, chamado de Flowering City , inclui um painel como base que pode ser ligado diretamente sobre qualquer telha existente e uma bolsa em forma de cone invertido onde o solo ou um substrato pode ser colocado, permitindo que as plantas se desenvolvam verticalmente.
Ambas as partes do sistema são feitas de plástico reciclado durável para ajudar a reduzir o peso do telhado, o que pode muitas vezes ser um fator limitante para telhados planos, verdes convencionais.Nos dias de chuva, água de chuva é canalizada para os bolsos e é absorvida pelas plantas. O excesso de chuva escoa lentamente, mas só depois de passarem lentamente pelos cones. Isto ajuda a filtrar a água reduzindo assim a de resíduos na água que chega a sua estações de tratamento de águas residuais (caso você tenha).
Uma vez que os cones de terra são isolados uns dos outros, este sistema não será tão térmico/eficiente como um telhado verde com uma camada contínua de solo. Ainda assim, Roel de Boer diz que suas telhas fornecem camada extra para reter o calor no inverno e ajudar a regular a temperatura no interior do edifício.
Além de ser um lar para flores esteticamente agradáveis, o sistema também pode ser usado por alguns animais, como aves, como um novo habitat, diz a empresa. Quanto maior altitude do telhado, os designers dizem, pode ajudar a manter alguns pequenos animais a salvo de predadores e de outros contato humano, o que pode contribuir para uma maior biodiversidade nas cidades e subúrbios.
A presença de plantas também melhora a qualidade do ar em torno dos edifícios e também absorve o excesso de ruído, contribuindo para a qualidade de vida se o sistema Flowering City for expandido através de um bairro inteiro. "Nossas casas não são mais bloqueios dentro do ecossistema, mas trampolins para a vida selvagem na cidade", diz a empresa.
Fonte: earthtechling