Mais de oito mil hotéis de todo o mundo já se sujeitam, todos os dias, às críticas e elogios dos seus clientes tendo em conta as suas características ligadas à sustentabilidade, através do programa GreenLeaders, desenvolvido pelo TripAdvisor.
O programa tem um objectivo simples: proporcionar a cada potencial cliente de hotel uma visão abrangente sobre as políticas de sustentabilidade de uma unidade hoteleira específica, para que aquele possa escolher ter umas férias mais “verdes”.
Segundo o The Guardian, a reutilização das toalhas de banho é a acção mais básica que cada hotel tem de desenvolver para garantir a presença neste ranking. Mas há milhares de outras políticas que podem ser implementadas, desde as mais visíveis – como um menu orgânico no restaurante – às invisíveis – reciclar águas residuais e iluminação inteligente.
O programa permite aos hotéis apresentarem as suas políticas de sustentabilidade, e a veracidade das informações será posta em causa por auditorias independentes e mistério e pelas próprias indicações dos clientes, a quem o TripAdvisor irá pedir para assinalarem alguma discrepância entre o que é dito pelo hotel e o que eles próprios encontraram no local.
Apesar do seu pioneirismo, o programa já foi criticado pela falta de “integridade”. “O programa falha no campo da auditoria externa. Ele não educa os visitantes de forma adequada sobre as diferenças entre o que os hotéis dizem fazer e o que é confirmado pelos auditores e certificadores externos”, explica Randy Durband, CEO do Global Sustainable Tourism Council.
Segundo vários críticos do programa, o TripAdvisor deveria trazer um terceiro parceiro, ligado à auditoria e acreditação, para o projecto. Ainda assim, a marca defende-se com a sua política de transparência. “A transparência está no coração da sustentabilidade”, explicou Jenny Rushmore, directora de marketing da TripAdvisor.
De acordo com Paul Snyder, vice-presidente de responsabilidade corporativa do InterContinental Hotels Group (IHG), os hóspedes têm mudado a sua abordagem em relação à sustentabilidade. “Já não perguntam: ‘Vocês são sustentáveis’? Agora as pessoas querem saber a pegada de carbono do hotel para uma estadia de uma noite, outros por metro quadrado’”, explicou o responsável.
O GreenLeaders poderá ter muitos defeitos ou ainda não estar totalmente afinado, mas é um passo gigantesco para revolucionar a indústria do turismo sustentável. E isso já é um feito incrível para o TripAdvisor.
Fonte: Green Savers