Organic house - Casa Orgânica construida com pneus, garrafas pets e latas de alumínio


Yuri e Vera Sanada são mais um exemplo de como as viagens nos tornam melhores pessoas, mais atentas e responsáveis. Durante quase 20 anos, eles passaram por cerca de 40 países em busca de experiências que lhes permitissem construir uma Casa Orgânica.



Imagem do site www.hypeness.com.br
imagem do site www.hypeness.com.br/
Viajando de veleiro e parando em vários pontos, eles observaram tudo o que puderam, “em terra e no mar”, criando agora o projeto da Casa Orgânica, “um lar vivo, que pode ajudar a mudar a vida das comunidades brasileiras”. Por ser a primeira habitação do tipo no Brasil, ela encontrou alguma resistência da parte dos vizinhos, que reclamam do cheiro dos pneus ou da possibilidade de espalhar a dengue.
Imagem do site www.hypeness.com.br
A verdade é que, como garantiu o fiscal, “a construção é perfeita, é limpa, não tem mau cheiro”. E como está sendo feita esta casa sustentável? Com recurso que muitas vezes desperdiçamos. Cerca de sete mil pneus serão reutilizados, três mil garrafas PET e cinco mil latinhas de alumínio.
Se no Brasil temos lixo a mais e habitações a menos, por que não tentar solucionar um problema com o outro? Os pneus e as latas são os materiais que compõem as paredes da casa. Segundo Yuri, biólogo, a resistência é total, visto que o pneu “já é borracha com uma cinta de aço em volta”, ao qual se junta terra, que faz com que o pneu pese mais de 150 quilos e garanta toda a segurança. Por isso, eles serão também usados pra erguer muros, escadas e estruturas da piscina (sim, a casa terá uma piscina!).
imagem do site www.hypeness.com.br
A Casa Orgânica possui uma massa que garante isolamento térmico, permitindo poupar energia pra aquecer ou resfriar o ambiente, e produz a sua própria energia, utilizando o vento, o sol e o biogás. Além disso, recicla até duas vezes a água, reduzindo em até 60% o consumo, e trata seu esgoto convertendo os dejetos em biogás e adubo. Como se não bastasse, prevê-se que uma casa deste tipo custe 30% menos que uma casa convencional.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top