Fatos curiosos sobre alimentos que você provavelmente não conhecia


Açúcar como status de riqueza, cerveja enterrada com trabalhadores das pirâmides egípcias, o "boom" da sardinha e muito mais...

Todo mundo sabe que os chineses inventaram o macarrão e que a pizza é italiana... Mas como surgiu o açúcar? Houve animais exterminados pela gula humana por carne? A National Geographic fez uma página que explica a origem de diferentes alimentos e detalha algumas curiosidades. E, claro, também encontramos outras pequenas curiosidades inerentemente brasileiras. Dê uma olhada:

Açúcar

• Antes do açúcar industrializado, nosso consumo de açúcar era proveniente de frutas. Seres humanos ingerem até três vezes mais açúcar do que o recomendado pelas autoridades alimentícias, devido ao açúcar adicionado nos produtos industrializados. Veja aqui dicas de como deixar o açúcar industrializado de lado.
• Seu corpo está desejando açúcar? Você não precisa consegui-lo comendo um doce. A natureza nos provê açúcar em frutas. Uva passa, bananas e mangas são repletas de açúcar e de vitaminas.
• Quando o açúcar foi introduzido na sociedade, os mais ricos ficaram instantaneamente interessados. Era um produto tão raro na época que foi considerado uma especiaria e se tornou caro demais para os plebeus. Um exemplo disso foi a Rainha Elizabeth da Inglaterra - ela era tão fã de doces que seus dentes eram enegrecidos e serviam como prova de sua indulgência. Já que o açúcar era caro, as pessoas começaram a escurecer seus dentes com outras substâncias para parecerem ricos. Então podemos adicionar esse hábito à lista dos que fazem mal aos dentes.
• Açúcar mascavo contém mais vitaminas e minerais do que o açúcar refinado.

Carne

• Cozinhar faz com que seu alimento seja mais fácil de mastigar e digerir e, durante esse processo, podemos adquirir mais energia com menos esforço. O calor ajuda a "quebrar" mais facilmente o alimento, diminuindo o esforço para o nosso sistema digestivo, além de matar bactérias antes de elas entrarem no corpo.
• O dodô e o mamute-lanoso são apenas algumas das criaturas que desapareceram da face da terra devido à gula humana.
• O método de fogo baixo e lento, muito usado em churrascos para deixar a carne macia e saborosa, nasceu do desejo de deixar as partes menos apetitosas e duras do animal mais desejáveis. São necessários seis metros quadrados de terra agrícola, 200 litros de água, três quilos de ração animal e 303 watt-hora de energia em produção e transporte para fazer 113 gramas de carne.
• Feito de leite de soja e disponível em diferentes variedades, o tofu contém aminoácidos essenciais e pode ser usado como substituto da carne em diferentes pratos.
• Seitan ou carne de glúten, oferece bastante proteína, mas por causa de suas grandes concentrações de glúten não é recomendado para aqueles com restrições alimentares. Tempeh, diferente do tofu, é feito inteiramente de soja e usado na fabricação de hambúrgueres vegetarianos.
• A quinoa, fonte de proteína favorita dos antigos incas, é um ingrediente versátil que fornece fibra, vitamina E e Ferro.
• Cientistas estão trabalhando para produzir carne em laboratório sem a necessidade de criar animais para abate. Em 2013, Dr. Mark Post criou o primeiro hambúrguer usando células tronco de uma vaca. O resultado foi comestível, porém, um tanto caro; 140 g teve um custo de produção estimado em US$ 330 mil.

Pão e grãos

• O custo dos grãos aumentou sete vezes nos últimos 100 anos.
• A datação por carbono indica que a agricultura começou seu desenvolvimento 14,5 mil anos atrás. Plantas estavam sendo colhidas, animais sendo domesticados e pessoas começavam a se assentar em conjuntos de terra, permitindo que a civilização se tornasse organizada e estável.
• Alguns dos trabalhadores envolvidos na construção das pirâmides do Egito eram pagos com comida e cerveja ao invés de dinheiro. Parte daqueles que morreram durante as construções foi enterrada com porções de cerveja e pão para levar consigo na pós-vida.
• Antes da Revolução Industrial, o processo que envolvia fazer pão do tipo branco e fofo era caro. A comida para os ricos era atraente, mas era o pão mais barato e menos refinado que tinha mais nutrientes.
• Durante longas viagens no mar era mais seguro beber cerveja do que água. Ao contrário da água, a cerveja possui uma boa capacidade de preservação durante muito tempo e é rica em nutrientes. Em 2010, mergulhadores descobriram garrafas fechadas de cerveja que naufragaram a mais de 200 anos e que ainda eram aptas para consumo. Se cervejas de 200 anos não são do seu gosto, que tal uma cerveja feita de água de esgoto? Apetitoso do mesmo jeito, não?
• A pesquisa de Pasteur e o eventual desenvolvimento da pasteurização foram estimuladas pelo desejo de resolver os problemas que assolavam a indústria alcoólica na França.
• Grãos são essenciais até para amantes de carne. Nos EUA, é estimado que seis quilos de grãos são necessários para produzir 450 gramas de carne. Está claro que a produção de carne requer uma grande quantidade de grãos, que fornecem mais nutrientes diretos que a carne e sem eles não teríamos hambúrgueres ou os pães que os acompanham.
• Soylent, um nova bebida instantânea, procura oferecer uma nutrição completa que permite ao seu consumidor cessar quase inteiramente o consumo de comida tradicional. Como um problema de superpopulação para produtores de comida no mundo todo, inovações como esta podem ser necessárias para a sobrevivência humana.

Peixe

• Enquanto civis passavam aos poucos a aceitar atum em suas dietas no início do século XX, foi durante a Segunda Guerra Mundial que se impulsionou a fama do peixe. Para manter soldados americanos em boa forma, apesar do racionamento de comida durante a guerra, o governo americano transformou atum enlatado em uma fonte conveniente de proteína. Soldados continuaram comendo atum após a guerra.
• Sobrepesca é a maior causa para o declínio da população de peixes ao redor do mundo, por não permitir a recuperação das espécies mesmo existindo esforços internacionais para regularizar a mesma.

Gastronomia e os sentidos

• O olfato tem a capacidade de engatilhar memórias específicas, já que o bulbo olfatório do cérebro está conectado a áreas associadas com emoções e memórias.
• No início dos século XVII, exploradores trouxeram o café para a costa européia. Quando a bebida foi introduzida à cidade de Veneza em 1615, membros locais do clero suplicaram ao Papa para condenar esta “Invenção amarga de Satã”.
• Sentindo-se cansado? Guarde o café e coma uma maçã para ter um impulso de energia (ou coma uma maçã devido ao seus muitos benefícios à saúde, que citamos aqui).
• Muita gente atualmente não conhece uma vida sem comida congelada.
• Clarence Birdseye foi pioneiro no processo de congelamento rápido em 1924 que ajuda a comida congelada a manter seu sabor. Sua técnica foi tão inovadora e eficaz que lhe rendeu 168 patentes.
• Um dos pioneiros da gastronomia moderna, Auguste Escoffier era conhecido como “Rei dos Chefs, Chef de Reis”. Suas contribuições incluem a definição dos cinco principais molhos e foi um dos primeiros a propor o engarrafamento de molhos para uso doméstico.
• Gastronomia molecular é a ciência dos fenômenos culinários. Hervé This é físico e químico que utiliza moléculas com sabores específicos para construir sabores quimicamente. Enquanto isso, Pablos Holman propôs a criação de uma impressora 3D que imprime comida. Quanto à comida, há dúvidas, mas já temos impressoras 3D que imprimem grama.
Confira um vídeo (em inglês, sem legendas) com Hervé This falando um pouco mais sobre a gastronomia molecular.

Prazeres e o sentimento de culpa

• Evolucionariamente falando, sal, açúcar e gordura são ingredientes que fornecem a energia necessária para os seres humanos se tornarem a espécie dominante na Terra e, nossos guilty pleasures (aqueles produtos absolutamente pecaminosos que sabemos que não se pode comer, mas a vontade acaba sendo mais forte do que nós), estão repletos de tudo isso e os consumimos em grande quantidade.
• Estudos demonstraram que quando seu cérebro está cansado, comidas calóricas, como hambúrgueres, parecem apelativos já que seu corpo está procurando uma fonte rápida de energia.
• Comida que derrete facilmente na boca ou que rapidamente desaparece, sinaliza ao cérebro que você não está satisfeito, apesar de estar ingerindo muitas calorias.
• O brinde do McLanche Feliz da cadeia de fast food McDonalds foi introduzida às famílias americanas em 1979 e fez da empresa o maior distribuidor de brinquedos no mundo. O McLanche Feliz é responsável por aproximadamente 20% das vendas doMcDonalds.

Curiosidades finais

• O forno micro-ondas foi inventado quando um cientista, Percy Spencer, passou em frente a uma válvula eletrônica (que mais tarde viria a ser uma das partes essenciais para construção do micro-ondas) e o chocolate, em seu bolso, derreteu.
• A American Airlines economizou € 136 mil em 1987 eliminando uma azeitona de cada salada servida na primeira classe.
• Se você ingerir muito wasabi e sua boca começar a "queimar", pare de respirar pela boca e comece a respirar pelo nariz. A queimação irá desaparecer em alguns segundos.
• Japoneses nunca pedem quatro peças de nada. Para eles, o número quatro é um número azarado por causa de sua semelhança gramatical com a palavra morte ("Shi"). O medo do número quatro é conhecido como tetrafobia e é comum em países como China, Coréia, Japão e Taiwan.
• O nome do doce "brigadeiro" vem do brigadeiro Eduardo Gomes (brigadeiro, para quem não sabe, é um posto de uso da aeronáutica equivalente à patente de general do exército), um candidato à presidência do Brasil em 1945. As mulheres que o apoiavam decidiram criar um doce para vender e arrecadar fundos para a campanha do candidato: era o "doce do brigadeiro".
• Pizza é uma das comidas favoritas dos paulistas e isso não é novidade. Mas, de acordo com a pesquisa divulgada pela ECD Food Service, 53% das pizzas consumidas diariamente no país acabam na barriga dos habitantes estado. Existem cinco mil pizzarias em São Paulo, indústria essa que gera R$ 5 bilhões por ano. Isso é muito dinheiro e muito pizza, além de muitas caixas de pizza que não podem ser recicladas.
Fonte: eCycle

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top