Fórum na ONU busca integrar florestas à agenda de desenvolvimento pós-2015

A 11ª sessão do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas começou na segunda-feira; evento de alto nível ocorre nos dias 13 e 14 de maio.

Segundo o diretor do secretariado do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas, a questão florestal está sendo incluida na agenda de desenvolvimento sustentável.

Em entrevista à Rádio ONU, Manoel Sobral Filho falou sobre alguns dos tópicos que serão abordados na 11ª sessão do encontro, que começou nesta segunda-feira.

Desenvolvimento Sustentável
"Nós temos dois objetivos básicos. Um, nós vamos rever e analisar o progresso realizado pelo fórum, de 2007 até agora, 2015. E vamos, os países-membros, obviamente, vão deliberar e decidir sobre o futuro do fórum. O mandato do fórum expira em 2015. Afortunadamente, essa decisão sobre o futuro do fórum coincide com o momento em que as Nações Unidas estão trabalhando na agenda pós-2015 de desenvolvimento. Então, nós vamos tentar integrar esses esforços e conseguir um fortalecimento do fórum e das ações em prol do manejo sustentável.

O diretor afirmou ainda que o tema das florestas foi incluído em dois objetivos de desenvolvimento sustentável.

"Graças, em boa parte, ao trabalho do fórum e aos membros da CPF, que é uma associação de colaboração entre as entidades que trabalham com floresta, na agenda pós-2015, nós conseguimos trabalhar com os países-membros das Nações Unidas para incluir floresta em dois dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável. Então, floresta está num plano bem elevado na proposta dos SDGs."

Acordo
Manoel Sobral Filho mencionou ainda que será revisto o acordo sobre florestas, que criou o fórum, e citou seus principais básicos.

"O básico é que ele tem que promover o manejo sustentável de todos os tipos de florestas do mundo. É o objetivo básico. E aí, ele tem uma série de ações que são recomendadas para que os países-membros realizem. Essas ações são ações de proteger as florestas, de promover o desenvolvimento sócio-econômico baseado em florestas, de promover ações de governança florestal, por exemplo, não permitir desmatamento ilegal, não permitir extração florestal ilegal e, ao mesmo tempo, promover ações que promovam realmente o desenvolvimento e o bem-estar das populações que dependam dessas florestas."

O diretor mencionou ainda que é esperada um declaração ministerial ao final do encontro.
Fonte: Rádio ONU

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top