Movimentos urbanos transformam positivamente as ruas


Em vários países, coletivos se mobilizam para melhorar o espaço urbano e a qualidade de vida das pessoas

Na Europa. Na América Latina. Nos EUA. Na Oceania. No Brasil.

No mundo todo, coletivos urbanos de arte, música, design ou arquitetura têm realizado intervenções na paisagem das cidades. São projetos pequenos e grandes, de hortas coletivas a ações que melhoram a acessibilidade, e sempre com o foco em melhorar algum fator real no dia a dia dos cidadãos.

Veja abaixo algumas iniciativas espalhadas pelo planeta que vem fazendo a diferença. Confira!

Berlim, Alemanha
Em meio às ruas da região de Kreuzberg, próxima a um trecho do antigo muro de Berlim, funciona uma fazenda urbana em um terreno do tamanho de um campo de futebol. O Prinzessinnen-Gärten (Jardim das Princesas, em alemão) funciona há cinco anos e transformou o entorno onde está localizado.



SANTIAGO, Chile
Até o dia 31 de maio, as ruas da região central da capital chilena estarão tomadas por intervenções artísticas e culturais durante seis dias. Trata-se do festival Hecho en Casa, que tem como objetivo estimular os moradores a se movimentar e ocupar os espaços públicos do Centro da cidade.



LONDRES, Reino Unido
Guerilla Gardening estimula a realização de ações semelhantes, que já foram colocadas em prática em cidades de mais de 30 países.



MADRID, Espanha
O projeto El Campo de Cebada nasceu há cinco anos a partir de um problema: um ginásio poliesportivo havia sido demolido para dar lugar a um mercado. Acontece que o local nunca chegou a ser construído. Os moradores do bairro La Latina, na região central da capital espanhola, resolveram então ocupar o terreno. Nele eles criaram um espaço de convivência pública, com jardins, anfiteatro, quadra de esportes e atividades culturais gratuitas.


SAN FRANCISCO, Estados Unidos
Em 2005, surgiu o Park(ing) Day, criado pelo estúdio de design Rebar, de São Francisco. A proposta da ação era gerar um debate público sobre a necessidade de se criar espaços de convivência em áreas urbanas, melhorando consequentemente a qualidade de vida dos moradores. A ação fez sucesso e, hoje, virou uma manifesto e se espalhou por outras cidades do planeta.








Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top