Oito frutas e verduras que você está armazenando de forma errada




Armazenamento correto pode garantir uma refeição mais saborosa e maior vida útil do produto

Desperdício de alimentos é coisa séria e, infelizmente, muito comum. Em casa, o desperdício ocorre nos momentos de preparo, consumo e armazenamento da comida. Uma boa maneira de frear o desperdício é tomar mais cuidado com o modo como guardamos os alimentos.
Nesta matéria vamos dar dicas de como armazenar certos tipos de comida. A lista provavelmente não possui todos os alimentos que você tem em casa, portanto, caso seja necessário, siga essas simples regras:
• Frutas e vegetais não se misturam bem, portanto, não guarde-os de maneira conjunta, pois muitas frutas produzem etileno, que favorecem para um rápido amadurecimento.
• Vegetais precisam respirar, ou seja, não coloque-os em pacotes fechados e apertados; eles precisam de ar para amadurecerem mais rápido. Caso eles já venham em pacotes fechados, faça pequenos furinhos no plástico para o ar entrar.
• Não limpe suas frutas e vegetais até estar pronto para usá-los. A umidade pode encorajar bactérias a crescer no ambiente em que forem armazenados. Mas se você já estabeleceu um ritual de lavagem de alimentos antes de armazená-los, trate de secá-los logo em seguida para evitar umidade.
Agora vamos à lista:

Alho

Armazene-o em temperatura ambiente num recipiente aberto para permitir a circulação do ar. Evite colocá-lo na geladeira ou em lugares frios e úmidos. Não retire a casca protetora até começar a cozinhar. Pode ser conservado por até três meses se bem cuidado. Se for descascado, deve ser enrolado em alguma embalagem hermética.

Cebola

Pegue uma meia calça nova e coloque cebolas em cada uma das pernas, separando cada cebola com um nó. Pendure em temperatura ambiente. Se meia calça não for a sua praia, você pode simplesmente armazená-las em temperatura ambiente, deixando-as longe das batatas e do refrigerador. A umidade e a temperatura baixa as deixarão moles. Armazená-las longe da luz pode ajudar a evitar que elas fiquem com um gosto amargo.

Batatas

Mantenha-as em um lugar escuro e frio, mas fora do refrigerador. O frio e a umidade do refrigerador podem transformar o amido em açúcar, afetando o gosto e a textura da batata. Guarde-as em um saco de papel que permita mais contato com o ar - o ideal é um lugar de temperatura mais amena, como a despensa. Mantenha-as longe de cebolas ou frutas como maçãs, que exalam etileno.

Aspargo

É um produto perecível, frágil e extremamente sensível à desidratação. A melhor forma de armazenar aspargos é cortar um centímetro e meio do final de seu caule, depois jogar um pouco de água em cima deles, cobrindo-os com um saco plástico (como um buquê) - eles ficarão frescos por quatro dias.

Cenoura

Antes de tudo, retire a folhagem do topo e deixe apenas o corpo da cenoura, pois elas atraem umidade. Com as pontas cortadas e o caule descascado, elas podem ser refrigeradas em um saco fechado por até duas semanas.

Pepinos

Eles odeiam ficar gelados. Qualquer temperatura abaixo de 10 °C fará com que estraguem rápido. Se for colocá-los na geladeira, não deixe-os por mais de três dias. Pepinos também são sensíveis ao etileno e por isso devem ficar longe de bananas, melões e tomates.

Tomates

Mantenha os tomates fora do refrigerador. O frio quebra sua estrutura celular, deixando-os moles. Também evite colocá-los diretamente à luz do sol.
Assim que eles amadurecerem em temperatura ambiente, é só comê-los no auge de sua gostosura ou congelá-los para usar posteriormente.

Bananas

Separe as bananas do cacho e embrulhe a ponta de cada cabo em um papel plástico. Caso não tenha papel plástico, pegue uma tesoura a junção dos cabos no cacho. Assim, as bananas irão amadurecer mais devagar. Quando elas chegarem no ponto de seu gosto, coloque-as em um saco plástico e guarde-as na geladeira. A partir daí o frio vai impedir que elas amadureçam mais - mas não se esqueça: se for colocar as bananas na geladeira, é melhor deixá-las distantes das maçãs). Na geladeira, elas ficam um pouco mais escuras, mas não há problema algum.
Fonte: eCycle

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top