Veja as empresas mais inovadoras de 2015, para o MIT

Empresas de energia, tratamentos genéticos, realidade virtual e comunicações estão entre as que mais estão transformando o mundo em 2015. O MIT fez um ranking das 50 companhias mais “espertas” e inovadoras de 2015.

Na lista, estão empresas de energiabiotecnologia, internet e mídias digitais, transporte e computação. Algumas criaram baterias mais leves, duradouras e limpas, como a Tesla, Aquion e Sakti3. Outras empresas estão pesquisando tratamentos sofisticados para doenças como o câncer, como a Juno Therapeutics e a Bristol Meyers Squibb.

Já outras revolucionaram completamente o seu setor. A Apple Pay, por exemplo, está revolucionando o pagamento móvel, o Uber está mudando o transporte urbano e a Xiaomi está abalando o mercado de celulares.


Confira as 20 companhias mais inteligentes e inovadoras de 2015, segundo o MIT

1. Tesla Motors

2/51Patrick T. Fallon/Bloomberg
Carro Model S Roadster da Tesla sendo carregado no estúdio de design da companhia em Hawthorne, Califórnia
Fabricante de baterias de lítio, a Telsa Motors expandiu sua tecnologia de carros elétricos para usos comerciais e residenciais.
Isso fez com que as maiores companhias de lítio aumentassem a produção do material para atender à demanda da Tesla.
Segundo o MIT, o negócio do empresário futurista Elon Musk irá investir 5 bilhões de dólares em uma fábrica gigante de baterias em Nevada, nos Estados Unidos.

2. Xiaomi

3/51Getty Images
Smartphone Xiaomi
A fabricante chinesa de smartphones cresce rapidamente e desbancou a Samsung no maior mercado de celulares, a China. Tornou-se também a segunda maior produtora de tecnologia vestível do mundo em menos de um ano de mercado. 
Com aparelhos mais baratos, a Xiaomi chegará ao Brasil ainda este semestre, com vendas apenas pela internet.
Está avaliada em 45 bilhões de dólares em valor de mercado e foca no crescimento de serviços voltados aos usuários.

3. Illumina

4/51Divulgação
Máquinas de sequenciamento genético fabricadas pela Illumina
Para Francis de Souza, presidente da Illumina, a velocidade de sequenciamento de DNA irá aumentar, ao mesmo tempo em que o preço do procedimento cai.
A companhia, que fabrica máquinas de sequenciamento do código genético, estima que quase 1,6 milhões de genomas serão decodificados até 2017. Segundo o MIT, 90% de todos os dados acerca do DNA dos Estados Unidos serão produzidos nas máquinas da Illumina. 
No entanto, para o Instituro, o que torna a empresa inovadora não é a rapidez do sequenciamento, mas sim a ampliação do uso desses dados. Mais do que apenas pesquisas científicas, a empresa passou a aplicar as informações sobre o DNA que recolhe e processos em hospitais e clínicas de tratamento de câncer. 

4. Alibaba

5/51AFP
Sede da gigante Alibaba, na cidade chinesa de Hangzhou

Maior varejista online do mundo, o grupo Alibaba protagonizou o maior IPO da história, levantando 25 bilhões de dólares.
A companhia atualmente enfrenta problemas com venda de produtos falsificados e está investindo em centros de computação na nuvem nos Estados Unidos e em Dubai. 
Segundo Jack Ma, seu fundador, o grupo chinês de e-commerce pretende mais do que dobrar seu volume de transações para mais de 1 trilhão de dólares em cinco anos. No Brasil, a companhia quer dominar as vendas online, investindo em infraestrutura e serviços mobile.

5. Counsyl

6/51Divulgação/Counsyl
Pai, mãe e filha, família brincando, imagem de divulgação da Counsyl
A Counsyl elaborou um teste de DNA mais barato, que permite levar exames preventivos à população geral.
Com uma amostra de sangue, casais podem pesquisar incidência de doenças raras ou recessivas, para diminuir os riscos de gerar um bebê doente, segundo a companhia de San Francisco, Califórnia.
De acordo com o MIT, 3,6% dos casais norte-americanos realizam os testes da empresa Counsyl antes de tentar conceber. 

6. SunEdison

7/51Yuzuru Yoshikawa/Bloomberg
Painéis de energia solar no parque energético do Softbank, em Takasago City, no Japão
A empresa privada de Missouri é uma fabricante de equipamentos para energia solar. Segundo o MIT, a SunEdison está expandindo sua atuação de forma agressiva, para abastecer países em desenvolvimento com energia renovável.
Cerca de 1,1 bilhão de pessoas no mundo todo não têm acesso a energia elétrica, de acordo com o MIT.
No Brasil, ela investirá 30 milhões de dólares na construção de fábricas, além de fechar uma joint venture com a Renova Energia.

7. Tencent Holdings

8/51Tomohiro Ohsumi/Bloomberg
Página de login do aplicativo WeChat, da Tencent Holdings, é visto em um iPhone
Outra chinesa na lista, a Tencent é o maior grupo de serviços da internet na China, atuando com aplicativos de mensagens, como WeChat e QQ, e jogos para computadores e celulares. Todo mês, cerca de 549 milhões de usuários usam os serviços do WeChat.
A empresa está experimentando em outras áreas, como anúncios nos aplicativos de mensagens, agências de viagem e até compras online, para competir com sua maior rival, o grupo Alibaba.

8. Juno Therapeutics

9/51thinkstock
Sangue
Juno Therapeutics está modificando as células do sistema imunológico do próprio paciente para atacar células cancerígenas.
Com a promessa de redesenhar glóbulos brancos geneticamente, a startup de biotecnologia arrecadou centenas de milhões de dólares com investidores e o posterior IPO. A empresa é formada por pesquisadores de diferentes centros acadêmicos.

9. SolarCity

10/51Reprodução/Solar City/Youtube
Instalação de sistema solar do SolarCity
Segunda empresa de Elon Musk da lista do MIT, a SolarCity oferece a instalação de painéis solares de graça, cobrando apenas uma parcela pela energia usada. Os painéis serão integrados a baterias da Tesla Motors, que permitem armazenar a energia coletada.
O objetivo é levar a energia solar para as massas: de indústrias a pequenas empresas e consumidores. Cerca de 177 mil casas já têm os painéis solares da empresa, nos Estados Unidos.

10. Netflix

11/51Divulgação
Elenco de Orange is the New Black, série original do Netflix
O serviço de streaming de filmes tem um valor de mercado de 25,5 bilhões de dólares, segundo a Forbes. O Netflix está na lista do MIT não apenas por veicular conteúdos, mas também por produzir suas próprias séries e filmes.
Recentemente, fechou parcerias de peso, com atores como Leonardo DiCaprio, Adam Sandler e Brad Pitt, para documentários e filmes originais. Em 2014, o conteúdo original do Netflix ganhou 31 nomeações no Emmy.

11. OvaScience

12/51Getty Images
Mulher grávida
Até agora, para as mulheres, a infertilidade era inevitável depois de uma certa idade. Além disso, de acordo com o MIT, um a cada seis casais dos Estados Unidos sofre com infertilidade. A OvaScience está desenvolvendo tratamentos para mudar isso. Ela experimenta tratamentos para desacelerar o relógio biológico, a um preço não tão salgado.
Segundo pesquisadores da companhia descobriram em 2004, o ovário pode conter células precursoras dos óvulos. Essas células poderiam maturar em ovários novos ou dar mais saúde aos já existentes. Este ano, nasceu o primeiro bebê concebido com ajuda dos tratamentos da companhia, com células tronco.

12. Google

13/51Divulgação
Balão do projeto Loon, do Google
Em áreas rurais e desérticas, o acesso à internet é ruim e complicado. O Google quer acabar com esse obstáculo. Com o Projeto Loon, a empresa lançará balões que irão prover conexão para as áreas mais remotas. 
Um dos balões de teste conseguiu dar a volta ao mundo em apenas 22 dias, contando com a ajuda de correntes de vento. Em 2013, o projeto piloto lançou 30 balões a partir da Nova Zelândia.

13. Amazon

14/51Uwe Zucchi/dpa/Corbis/Latinstock
Centro de distribuição da Amazon, na Alemanha
Um dos gargalos do comércio eletrônico é a logística dos centros de distribuição. Com a ajuda de robôs, chamados Kiva, a Amazon almeja tornar esses centros mais eficientes e as entregas mais rápidas, principalmente em datas de pico, como o natal.
Mais de 15 mil robôs já estão trabalhando em 10 depósitos nos Estados Unidos. O tempo de envio dos pacotes passou de uma hora a 13 minutos. A empresa, que realizou transações de 89 bilhões de dólares em 2014, também começou a testar entregas com drones.

14. AliveCor

15/51Divulgação/Facebook oficial/AliveCor
Pessoa usando o aparelho AliveCor, que mede batimentos cardíacos com uma capa especial para celular
Esqueça as pulseiras inteligentes, que medem seus batimentos cardíacos. O aparelho da AliveCor consiste em apenas uma capinha de iPhone com dois eletrodos.
Eles detectam alterações na voltagem da pele, que significam os batimentos cardíacos, por um preço muito inferior a aparelhos mais avançados usados em hospitais, com praticamente a mesma fidelidade.
O aparelho transmite os dados em tempo real ao iPhone, que armazena e analisa os batimentos, buscando possíveis alterações, batidas fora do ritmo e outras irregularidades. Mais de 2 milhões de leituras já foram feitas pelo gadget.

15. Gilead Sciences

16/51Divulgação/ Gilead Sciences
Profissional da Gilead Sciences
A Gliead Sciences é a primeira a vender comprimidos que podem curar a maior parte dos casos de hepatite C. O remédio vendeu cerca de 3,6 bilhões de dólares nos três primeiros meses de 2015.
Também é a companhia farmacêutica responsável pelo desenvolvimento do primeiro comprimido regulado pelas agências americanas que pode reduzir a chance de contaminação do vírus HIV, causador da AIDS. A droga, chamada de Truvada, é direcionada inicialmente ao público de maior risco: aqueles que têm parceiros HIV positivos.

16. Apple

17/51Justin Sullivan/Getty Images
Apple Pay em ação
Não é por causa do iPhone que a empresa liderada por Tim Cook está na lista. O MIT considerou inovadores o novo relógio inteligente e a carteira Apple Pay, por levarem os respectivos mercados a um novo nível.
Capaz de fazer videochamadas, o Apple Watch gerou grandes lucros para a Apple. Mais de um milhão de pedidos pelo aparelho foram feitos no mesmo dia do seu lançamento.
A companhia também está desenvolvendo um serviço concorrente do Google Street View e um aplicativo de saúde.

17. Voxel8

18/51Divulgação/Voxel8
A impressora 3D da Voxel8, a primeira capaz de produzir equipamentos eletrônicos
A Voxel8 anunciou o lançamento da primeira impressora 3D de produtos eletrônicos.
Além de próteses, moldes e protótipos, a máquina da Voxel8 poderá imprimir materiais termoplásticos e tintas altamente condutoras, que podem viabilizar a criação de peças eletrônicas.
A companhia também lançou uma tinta de prata, que aumenta a condutividade dos materiais em 5.000 vezes.

18. IDE Technologies

19/51Thinkstock
Copo com água no deserto
A IDE Technologies foi criada em 1965, em Israel. Através de sua tecnologia de dessalinização, oferece água potável para regiões áridas da China, Índia, Estados Unidos e Austrália, entre outros países.
Além disso, também desenvolve tecnologias para reuso de água em indústrias, minas, refinarias e na agricultura.
Este ano, 300.000 pessoas serão alcançadas pela fábrica que a empresa está construindo com parceiros na Califórnia, que está sofrendo uma grande seca.

19. Amgen

20/51Miguel Medina/AFP
Remédios
A empresa de biotecnologia pesquisa, desenvolve, fabrica e vende medicamentos para doenças graves. Segundo a Forbes, ela se baseia em biologia molecular e celular para desenvolver seus remédios de forma mais precisa.
A Amgen, que tem um valor de mercado de 117,7 bilhões de dólares, está na lista do MIT por seu banco de dados. Ela sequenciou 10.000 genomas de habitantes da Islândia, para tentar encontrar dicas de quais seriam os remédios mais urgentes para serem desenvolvidos.

20. Aquion Energy

21/51Divulgação/Aquion Energy
A nova bateria da Aquion Energy
A maneira mais barata, fácil e limpa de armazenar energia solar e eólica chegou ao mercado em 2014. As baterias da Aquion Energy angariaram fãs e consumidores, assim como 129 milhões de dólares de investidores.
Uma forma mais eficiente de armazenar energias renováveis pode ser crucial para torná-las mais viáveis, afirma uma matéria da Technology Review. Além de durar duas vezes mais do que as baterias usadas hoje em dia, os equipamentos da Aquion são mais baratos que energia vinda de geradores a óleo diesel, que ainda é usada em muitos lugares.
Fonte: Exame

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top