A Samsung quer levar a internet para todo o planeta com 4.600 microssatélites


A informação é poder e o conhecimento é essencial à mudança de mentalidades, imprescindível para que as nossas ações se tornem, por exemplo, mais sustentáveis. Mas nem todos têm acesso a informação, o que tem levado multinacionais como o Facebook, Google, SpaceX ou OneWeb a desenvolver planos megalómanos para dar dimensão universal à internet.

A mais recente empresa a propô-lo è a Samsung, que no seu mais recente relatório de I&D (investigação e desenvolvimento) explicou que irá criar uma rede global de milhares de microssatélites que possam transmitir informação a velocidades até um terabyte por segundo.

Conhecida, sobretudo, pelos produtos ligados à electrónica de consumo, a Samsung dá agora um passo importante para que todos tenham acesso a internet, avança o Extreme Tech.

Segundo a empresa sul-coreana, a procura global mensal de dados chegará a um zettabye – ou um trilião de gigabytes. Assim, cerca de 4.600 pequenos satélites que funcionem em perfeita coordenação permitirão à Samsung suportar este tráfego através de um sistema que pode ser mais rápido que a tradicional internet fixa. Para conseguir altas velocidades, a Samsung propõe que os satélites sejam colocados mais perto da superfície da Terra que os modelos anteriores.

A Samsung avança que financiar um projeto com esta dimensão não é impossível, uma vez que a tecnologia usada será relativamente barata. O verdadeiro obstáculo é colocar os satélites no espaço e encontrar uma forma económica de os manter enquanto estão em órbita.


Inhabitat explica que uma das soluções passa um elevador espacial, provavelmente financiado por entidades privadas e públicas, que possa dar à Samsung e outras instituições uma forma simples e barata de enviar grandes quantidades de material para o espaço.

A Samsung não especificou quanto custará um sistema global de internet para o consumidor, mas os benefícios para a população e empresas serão incalculáveis.
Fonte: Inhabitat

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top