Cohousing, moradias baseadas na coletividade e sustentabilidade


Sebastopol, EUA - Imagem: via Schemata Workshop 
O que é uma Cohousing? Cohousing é uma comunidade urbana guiada pelo espírito de solidariedade e respeito ao meio ambiente. Embora tudo funcione na base da coletividade, nessas espécies de vilarejos ou condomínios compartilhados, as moradias são individuais.

Portland USA – Imagem: Grace Kim 
Elas surgiram na Dinamarca, nos anos 60 e atualmente existem principalmente nos EUA, Canadá e Europa. Uma série de estudos comprova que uma Cohousing poderia ser uma das maneiras mais eficazes de abordar metas de sustentabilidade na parte social, econômica e ambiental.

Sebastopol, EUA - Imagem: via Schemata Workshop
Além de um sistema de moradias, uma Cohousing é também um estilo de vida, pois se desenvolve através da coletividade e da sustentabilidade de uma vida simples nesses espaços. Ideal para fazer com que as pessoas parem de pensar na vida individual, e desenvolvam cidades mais compartilhadas e habitáveis.

British Columbia, Canadá – Imagem: Grace Kim 

Como funciona uma Cohousing? 


A ideia básica é juntar pessoas que se conhecem e querem viver coletivamente, através de um processo participativo onde os moradores dividem o espaço e experiências com seus vizinhos. Cada família tem sua própria casa e privacidade mas divide os equipamentos como lavanderias, refeitórios, academias, bibliotecas, hortas, assim como serviços compartilhados de carros e bicicletas, a fim de economizar recursos naturais e aproximar pessoas. 

Cada comunidade tem suas próprias regras mas geralmente seguem os mesmos princípios com moradias pequenas, de baixo custo e o uso de estratégias sustentáveis de construção e urbanismo. A tomada de decisão é em grupo, geralmente sem hierarquia, para lidar com as questões de manutenção e outras preocupações da comunidade.


Calgary, Canadá – Imagem: via Prairie Sky
Sporup, Dinamarca. Imagem: © Isabella De Maddalena 

Uma Cohousing no Colorado teve uma economia de 50% em suas contas, comparada com casas vizinhas. Outros estudos mostram redução no uso da água e da energia. Em 2011, 39 das 120 comunidades do país venceram um ou mais prêmios de excelência em sustentabilidade. 

No Brasil, ainda não há um modelo de Cohousing formado, mas grupos interessados crescem por toda região do país. A arquiteta e urbanista Lilian Lubochinski é uma das pessoas que criou um grupo em São Paulo, com o propósito de facilitar a disseminação e mostrar os modelos pelo mundo. 

Seattle EUA – Imagem: © Joe Mabe
As pessoas estão descobrindo que podem viver confortavelmente com menos material e menos espaço, e ao compartilhar recursos da comunidade, são mais felizes. Construir comunidades cooperativas dentro de ambientes urbanos provavelmente será o modelo de bairro sustentável do futuro! 

Imagens: Hypeness 

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top