Entenda o Turismo Sustentável e 10 dicas para uma viagem mais sustentável


Você é uma pessoa consciente, que preza por suas ações e reflete sempre a cada atitude que toma pois sabe que tudo contribui com os problemas ambientais que rondam o nosso planeta, certo? Mas e na hora de viajar? Quando estamos conhecendo outra parte do mundo, muitas vezes esquecemos que tudo o que fazemos ali também gera um impacto na sociedade e no meio ambiente. Por isso devemos ficar atentos e levar a responsabilidade sócio-ambiental aonde quer que a gente vá.

E não precisa se preocupar, agir de forma sustentável antes, durante e depois de uma viagem é tão fácil e prazeroso quanto fazer isso em casa. Basta tomar algumas medidas simples e aproveitar o passeio.

Antes de viajar:

Repense o uso do avião. Se o seu destino não for muito longe, procure um meio de transporte menos poluente, como trens e barcos. Os aviões são grandes poluentes e emitem toneladas de dióxido de carbono a cada viagem, contribuindo com o aumento do aquecimento global e das mudanças climáticas. Se não tiver alternativa, prefira vôos com o mínimo de escalas, já que grande parte das emissões acontece durante a decolagem e aterrissagem.

Algumas companhias aéreas já oferecem o serviço de neutralização de carbono, pelo qual o cliente pode zerar o que foi emitido em sua viagem. Portanto pesquise e, se possível, dê preferência a essas empresas.

Pesquise sobre a cultura local. Valorizar e respeitar a cultura e o povo do local onde você irá visitar é uma excelente forma de demonstrar seu engajamento. Procure saber mais sobre seus costumes e hábitos, aprenda algumas palavras e expressões em sua língua e leve algumas lembranças do Brasil. Seus anfitriões certamente irão gostar.

Durante a viagem: 

Mantenha as atitudes ambientais. Não é porque você está hospedado em um hotel que você pode deixar a torneira aberta, a luz ligada e o ar condicionado funcionando mesmo não estando no quarto. Portanto continue tomando banhos curtos, tirando os aparelhos eletrônicos do standby e informe à camareira que não precisa trocar sua roupa de cama todos os dias.

Respeite os ecossistemas. Quando for fazer uma trilha ou mergulhar em algum coral, tenha cuidado com quem vivem naquele ambiente. Não dê comida a animais silvestres nem retire plantas do seu habitat. Lembre-se: “não se tira nada, a não ser fotografia, não se deixa nada, a não ser pegadas e não se leva nada, a não ser lembranças”.


Procure acomodações ambientalmente responsáveis. Muitos hotéis, pousadas e albergues já se renderam à sustentabilidade e investiram em estruturas que respeitam o meio ambiente. Esses locais utilizam

 sistemas de energias alternativas, como a solar e eólica, reciclam seus resíduos e reaproveitam a água. Se informe com seu agente de viagem e diga que você quer ficar em um local como esse.


Valorize o guia local. Além de ajudar a gerar renda para a comunidade, ao usar os serviços de um guia local você estará valorizando o trabalho de alguém que conhece a região e que certamente irá te levar nos melhores lugares. Por ter crescido naquele ambiente e depender do turismo, essas pessoas normalmente possuem um grande respeito e prezam pela preservação do meio ambiente.

Respeite a cultura local. Nós sabemos que em alguns lugares o modo de vida e os hábitos da população são bastante diferentes dos nossos. Por isso, assegure-se que o seu vestuário e comportamento são adequados naquele destino. E lembre-se que as diferenças existem e que todos nós devemos respeitar essas formas de pensar e agir.

Prefira transportes alternativos. Quando for se deslocar para algum restaurante ou ponto turístico, de preferência aos meios de transporte menos poluentes como bicicletas, transporte público e até caminhadas. Você não tem a desculpa de que está com pressa, portanto aproveite o caminho da forma mais prazerosa e menos poluente possível. Além de reduzir a emissão de gases tóxicos, essa é uma chance de conhecer melhor a cidade e as pessoas que vivem ali.

Recicle. Se você já recicla em casa, por que não reciclar durante a viagem? Separe seu lixo por tipo de material e deposite em coletores apropriados. Informe-se no lugar onde está hospedado se eles realizam esse tipo de coleta. Caso não pratiquem, pergunte o motivo e incentive essa prática.

Consumo consciente. Evite comprar o que não seja necessário. Utilize sacolas retornáveis no lugar das plásticas e não gaste seu dinheiro com o que não for mais utilizar. Assim você diminui o volume do lixo produzido e o consumo de energia, água e matéria-prima que seriam utilizadas no processo de produção.

Valorize a produção local. Ok, você não resistiu e quer levar uma lembrancinha? Então dê preferência aos trabalhos artesanais, desenvolvidos por artistas da comunidade. Além de valorizar a cultura e gerar renda para os habitantes do local, você certamente não encontrará aqueles produtos em outros lugares.

Experimente os sabores locais. Na hora do almoço ou do jantar, que tal deixar a comida internacional de lado uma vez e tentar a culinária típica daquela região? Se informe sobre quais são as frutas e vegetais da estação e prove! Por serem produzidos localmente, esses alimentos são mais frescos e não emitem tantos gases poluentes durante seu transporte.

Não compre produtos que agridam o meio ambiente. Quando visitar uma feirinha ou centro de compras, fique atento aos vendedores que tentam te convencer a levar produtos feitos com conchas, corais, estrelas do mar, couro, mármore, penas ou outros materiais naturais. Ao dar seu dinheiro por aquele souvenir, você estará incentivando um comércio que muitas vezes é prejudicial ao meio ambiente.

Valorize o ecoturismo. Pergunte aos guias locais quais as opções de passeio que te coloquem em contato com a natureza e que valorizem o desenvolvimento sustentável. Parque, trilhas, reservas ecológicas e florestas são boas opções para descobrir as maravilhas da região e incentivar a preservação do meio ambiente.

De volta para casa:

Cuidado com o que sobrou da viagem. Revistas, embalagens de presente, bilhete de passagem e tudo mais que puder se reciclado deve ser separado corretamente. Restos de comida podem virar material para composto orgânico e guias de passeios podem servir para aquele amigo que se animou com a sua viagem.

Dê a sua opinião. Quando voltar da viagem faça uma análise e reflita se as pessoas daquele lugar agiram de forma responsável. Seja com a natureza ou com a comunidade, essas atitudes fazem a diferença e a sua opinião pode contribuir para melhorar a realidade daquele local.

Confira mais 10 dicas para ter uma viagem mais sustentável:

1. Use as mesmas roupas de cama e banho enquanto permanecer no hotel. Caso o próprio hotel não tenha um serviço para isso, avise na recepção que não quer que as peças seja trocadas.


2. Quanto viajar com mais pessoas, vá num carro só. Porém, quando a viagem será feita por apenas uma pessoa, considere outros meios de transporte, como ônibus ou trens.


3. Faça malas leves. Essa ação fará com que os veículos gastem menos combustível para percorrer o mesmo espaço.


4. Leve seus próprios produtos de higiene para os hotéis. Os produtos disponibilizados pelos estabelecimentos em pequenas quantidades consomem muita embalagem. Quando, porém, você utilizar esses produtos apenas parcialmente, leve o restante com você, já que eles serão jogados fora se permanecerem no hotel.


5. Cuide com o Ecoturismo. Apesar de ter esse nome, uma série de ações farão ele ser sustentável ou não. Por isso, cuide quando for fazer passeios em reservas: tente passar desapercebido, sem retirar ou deixar nada no local. É importante também não sair das trilhas organizadas, o que pode prejudicar o meio ambiente.


6. Opte por viajar nas baixas temporadas. Assim, além de a viagem ser mais barata, você evitará as grandes aglomerações de pessoas nos pontos turísticos, o que ajuda a diminuir a quantidade de congestionamento e, consequentemente, o consumo de combustíveis fósseis e a emissão de gases do efeito estufa.


7. Não esqueça de tirar os aparelhos da tomada da sua casa quando viajar. Aparelhos em stand-by também gastam energia.


8. Se tiver a assinatura de jornais ou revistas e for viajar por um tempo prolongado, suspenda a entrega do produto. Você provavelmente não irá ler todas as edições perdidas quando voltar de viagem e todo o papel será descartado. Outra opção é avisar um amigo ou vizinho, que pode recolher e ler o material.


9. Utilize meios de transporte coletivo, ande de bicicleta ou caminhe na cidade que você está visitando. Além de poder conhecer melhor o local, você poluí menos o meio ambiente.


10. Cuidado com seu lixo. Aprenda como o lixo é separado no local e descarte o material corretamente.

Para mais informações, confira o Passaporte Verde, documento feito pelo WWF para viagens mais sustentáveis.
Fontes: EcoD e SustentaVida

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top