Parque Ecológico Imigrantes: Exemplo de construção sustentável e acessibilidade


O Parque Ecológico Imigrantes é um presente da comunidade japonesa ao povo brasileiro, e uma iniciativa e realização da Fundação Kunito Miyasaka, que tem como objetivo contribuir para a integração entre Brasil e Japão, apoiando, preservando e promovendo causas humanitárias, bens culturais, sociais e de meio ambiente.
Área do Parque em amarelo
A área do Parque Ecológico Imigrantes compreende 484 mil m² de mata preservada, localizado ás margens da Rodovia dos Imigrantes km 33. em uma das regiões mais discutidas internacionalmente, a Mata Atlântica- um dos ecossistemas de maior biodiversidade, que também está entre as cinco áreas mais ameaçadas do planeta, restando apenas 7,3% da vegetação de seu território original.
Localização privilegiada, apenas 20 minutos de São Paulo

Veja abaixo o video da reportagem veiculada no Jornal da TV Cultura em 8 de agosto de 2015.

Este espaço cuidadosamente projetado dentro dos princípios de acessibilidade, e sustentabilidade, para causar o menor impacto ao meio ambiente, será destinado ao convívio, estudo dos ecossistemas e ecoturismo. Ele proporcionará aos visitantes o amplo convívio com a natureza, a observação da fauna e da flora e a melhor compreensão dos ecossistemas da Mata Atlântica.
A implantação totalmente integrada, com 4.570m² de área construída, possibilitará uma experiência rara, com atrativos como a Trilha Sensorial, que oferece uma experiência sensorial da floresta ao visitante. Nas células suspensas, serão montados centros de estudo sobre a Mata Atlântica, com tecnologia de ponta em informação, além de anfiteatro.
Assim sendo, o nosso objetivo é poder mostrar que é possível ser social e ambientalmente responsável, através de iniciativas educacionais, levando ao público informações relevantes e mostrando a importância da conservação de nossa flora e fauna. Isso representa um compromisso para quem quer ter a imagem.
As edificações o Parque Ecológico Imigrantes

A fim de comprovar a qualidade ambiental das edificações o Parque Ecológico Imigrantes, obteve a Certificação Internacional AQUA/HQE – Haute Qualité Environnementale (Alta Qualidade Ambiental).

A Certificação Internacional AQUA garante que o projeto do Parque Ecológico Imigrantes prevê a proteção e o baixo impacto no ambiente – preservando a natureza, reduzindo a poluição e os resíduos inclusive durante a fase de construção; que irá trabalhar a gestão dos recursos naturais – água e energia; a gestão patrimonial – durabilidade, adaptabilidade, conservação, manutenção, custos de uso e operação; e o conforto e a saúde dos trabalhadores durante a obra, dos usuários – após o empreendimento concluído – e da vizinhança.

Desta forma, o Parque Ecológico Imigrantes se torna um modelo de referência  para empresas com preocupações ambientais e, pelo que temos conhecimento, o único com essa certificação no mundo.




Saiba mais sobre a Parque Ecológico Imigrantes

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top