A Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que definirá a nova agenda para o desenvolvimento sustentável e combate à pobreza no mundo, começa nesta sexta-feira, 25 de setembro, em Nova York, com participação de um número recorde de líderes mundiais, informou a Agência Lusa.
Na cúpula, que será encerrada domingo (27), estarão presentes cerca de 150 chefes de Estado e de governo, representando três quartos de todos os membros das Nações Unidas.
A cúpula adotará os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para nações ricas e em desenvolvimento, todos com a meta comum de terminar com a pobreza extrema.
A nova agenda, que estará em vigor até 2030, é de cumprimento voluntário
“Ninguém será deixado para trás. É universal. Não haverá mais diálogos em que se pergunta o que o Norte está fazendo pelo Sul”, disse Amina Mohamed, assessora especial do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para o tema.
Objetivos amplos
Os novos objetivos, 17 no total, vão desde o combate à pobreza, acesso à água potável, acesso à educação,até a energia acessível a todos.
Entre os objetivos estão 169 metas, cujo resultado será medido com cerca de 300 indicadores que a ONU elaborou para determinar como as nações cumprirão essas metas.
Vida digna
Ban Ki-moon informou que “é um roteiro para acabar com a pobreza mundial e construir uma vida com dignidade para todos, sem deixar ninguém para trás.”
A nova agenda, que estará em vigor até 2030, é de cumprimento voluntário.
Não estarão presentes somente líderes mundiais, mas também representantes de organizações não governamentais e empresas privadas, que apresentarão suas posições sobre o tema.
O papa Francisco discursará antes do começo formal da cúpula.
Fonte: EcoD