Nove grandes empresas mundiais,
entre as quais a Johnson & Johnson, Procter & Gamble, Nike, Starbucks e
Walmart, anunciaram hoje o apoio ao programa
RE100, uma campanha global que pretende chegar aos 100% de energia
renovável em todas as operações necessárias ao desenvolvimento do negócio.
Estas nove empresas assinaram um
compromisso em que asseguram que toda a sua energia consumida virá de fontes
renováveis, ainda que os períodos temporais sejam diferentes: a Nike assumiu
2025 como ano para atingir estes objetivos, enquanto a Goldman Sachs diz que os
alcançará já em 2020.
“Campanhas como estas são
fundamentais para nos ajudarem a reduzir os nossos esforços, ao permitir
networking entre pares e empresas com pensamentos idênticos”, resumiu ao Guardian
Len Sauers, vice-presidente de sustentabilidade da Procter & Gamble. Esta
empresa, por exemplo, admite que ainda terá muito que trabalhar para chegar aos
100% de energias renováveis. Até 2020, ainda assim, vai tentar chegar aos 30%.
Segundo Mark Kenber, CEO da ONG
The Climate Group, o compromisso destas empresas pela economia de baixo carbono
ser-lhes-á benéfico em termos de negócio futuro.
“Irá reduzir o risco, protegê-las
contra a subida dos preços, salvar milhões e aumentar o valor da sua marca. É
de isto que se trata a economia de baixo carbono”, revelou.
Estas nove empresas juntam-se a
outras como a Ikea, Unilever ou Marks & Spencer, que já tinham assinado o
compromisso anteriormente. Veja todas as
empresas que já fazem parte do RE100.
Fonte: Green Savers