O Oasys , um disco branco
brilhante, está pendurado na parede e mostra quanta água você está usando em
tempo real.
|
Diversas regiões do Brasil vêm experimentando as agruras da seca, uma das mais duras de nossa História. Está faltando água e, incompetência das autoridades ou falta de chuva à parte, o que dá para ser feito agora é uma coisa só: economizar.
A questão é que, em geral, a relação que mantemos com nosso consumo é limitada a um papelzinho que chega no começo de cada mês nos cobrando um preço vinculado ao consumo. Tirando a conta, não temos a menor condição de monitorar nosso consumo dia após dia, quanto mais de hora em hora. Pensando nisso, designers de Barcelona criaram o Ôasys.
A ideia do simpático aparelhinho é que você o coloque na parede da sua casa, de preferência em um local visível e que sirva como passagem de todos os moradores da casa, como a cozinha ou a sala. Com uma interface bem simples, o Ôasys informa quanto de água foi gasto na última semana, mostra a evolução do consumo e apresenta desafios para a família – um dos trunfos do dispositivo é transformar a economia de água em uma espécie de jogo entre as pessoas que moram sob o mesmo teto, tanto que a quantidade de água não é medida em litros ou cifrões, mas sim por meio de um número tirado de uma escala particular do Ôasys, tornando a disputa mais palpável.
Em caso de vazamento e uso excessivo o aparelho alerta o usuário, deixando-o a par de outras informações, como o nível do reservatório doméstico, a previsão do tempo para os próximos dias e se a água está sendo usada naquele momento em um banho ou para lavar roupas. De acordo com os designers do Ôasys, com o passar do tempo o sistema vai entendendo o consumo de água da casa e adapta suas análises com base nisso. O aparelho com os pixels verdes pode ficar em qualquer lugar, mas é preciso colocar o sensor na parte externa do duto principal da residência – a transmissão das informações do sensor para o console é feita sem a necessidade de fios.
Os criadores do Ôasys não quiseram que ele se tornasse um aplicativo, com receio de que uma notificação a mais no smartphone do usuário não fosse tão efetiva quanto um relógio de parede com luz verde neon em cima de sua geladeira. Verde, aliás, não é a única cor possível. Atualmente o projeto está no site de financiamento coletivo Kickstarter e dependendo da quantidade de dinheiro arrecadado as cores branca, preta, azul e vermelha também estarão disponíveis.
Fonte: Fast CoExist