Os servidores públicos do estado de Pernambuco receberão um crédito para comprar bicicletas parceladas em até 72 meses. A ação faz parte do programa "Pedala PE" e foi lançada no final de outubro no Recife. Como incentivo à adesão do programa, os servidores que forem trabalhar o mês inteiro de bicicleta vão ganhar um dia de folga no mês seguinte.
Além das bicicletas, o crédito no limite de até 8% do salário do servidor poderá ser usado na compra de assessórios para o uso das bicicletas, além de equipamentos de segurança, como capacetes, por exemplo. O secretário de Esportes, Turismo e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, informou que o monitoramento do uso das bicicletas por parte dos servidores será feito por cada órgão responsável e pela chefia direta. Os órgãos devem contar ainda com bicicletários para guardar a bicicleta durante o expediente.
O secretário espera ainda uma boa adesão por parte dos servidores, que poderão começar a comprar as bicicletas no próximo dia 16 de novembro. Para realizar a compra, o servidor precisa se deslocar até uma loja credenciada, escolher a bicicleta, pegar o boleto de pagamento e levar até uma agência do Bradesco, que fará o pagamento e liberará a entrega do equipamento.
Apesar de positiva, o iniciativa do Governo ainda esbarra na falta de estrutura das cidades para o uso ideal das bicicletas como meio exclusivo de transportes. A falta de ciclovias, ciclofaixas e de bicicletários desestimulam a população de uma forma geral a abandonar os carros, ou mesmo o transporte coletivo.
O Plano Diretor Cicloviário (PDC) de Pernambuco, lançado em fevereiro de 2014 previa a construção de 590 Km de ciclovias nas principais cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR). No entanto, cerca de um ano e meio depois, nenhum quilômetro foi construído.
A expectativa na época do lançamento era de que 130 quilômetros já estivessem disponíveis para a população até o fim deste ano. O custo total do PDC foi estimado em R$ 354 milhões e só a sua elaboração (custo com pesquisas) custou R$ 637 mil.
Via NE10
Fonte: archdaily