ONU lança painel de alto nível sobre empoderamento das mulheres

Grupo vai trabalhar para diminuir as lacunas econômicas entre homens e mulheres que persistem no mundo
Foto: Ryan Brown/ ONU Mulheres/ Flickr/ (cc)

A ONU anunciou a criação de um painel de alto nível sobre o Empoderamento Econômico das Mulheres durante um evento durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que participou da reunião na quinta-feira, 21 de janeiro, destacou que "os especialistas vão destacar as interações entre o crescimento econômico e gênero a fim de mobilizar vontade e liderança política para implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)."

Segundo Ban, o grupo vai trabalhar para diminuir as lacunas econômicas entre homens e mulheres que persistem no mundo. O painel fará recomendações para a implementação da Agenda 2030 no sentido de melhorar os resultados econômicos para mulheres e também para promover liderança em um crescimento ambiental sustentável e inclusivo.

Ban disse que os especialistas vão fazer recomendações para governos, setor privado e para o sistema da ONU e parceiros sobre as ações que devem ser adotadas para alcançar os ODS. O chefe da ONU declarou que "o empoderamento das mulheres é um imperativo global".

A primeira reunião do painel de alto nível vai acontecer em março
Barreiras
Ele afirmou que apesar dos progressos conquistados até agora para promover a igualdade de gêneros, há ainda uma necessidade urgente de lidar com barreiras estruturais ao empoderamento das mulheres.


Pesquisas mostram que as mulheres investem suas rendas na família e na comunidade em que vivem, incluindo nas áreas de educação e saúde.
As mulheres continuam ganhando menos do que os homens, têm menos bens e realizam os trabalhos e as atividades mais vulneráveis e mal pagos.

A primeira reunião do painel de alto nível vai acontecer em março, durante a 60ª Sessão sobre o Estatuto da Mulher, na sede da ONU em Nova York.
Os especialistas vão entregar o primeiro relatório com suas recomendações em setembro.
(Por Edgard Júnior, da Rádio ONU)
Fonte: EcoD

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top