Projeto leva horta para sala de aula e aumenta frequência dos alunos

Quando o professor norte-americano Stephen Ritz deixou, por acidente, um bulbo de flor de narciso atrás de um radiador em uma escola do Bronx, em Nova York, ele sequer imaginava o que iria acontecer. Semanas depois, nasceram diversas flores no local e os alunos ficaram curiosos e interessados. A partir daí, o educador decidiu inserir educação ambiental na prática, levando os alunos para cultivar plantas em terrenos improdutivos na região.


Veja abaixo vídeo e algumas fotos deste projeto inspirador:



Por meio do projeto Green Bronx Machine, ele encontrou uma forma de ensinar práticas sustentáveis aos alunos: despertar o interesse sobre agricultura e cultivo de hortaliças e legumes orgânicos.
Além de promover a consciência ambiental, o professor ensina aos alunos a importância de uma alimentação saudável
As aulas de ciências tornaram-se muito mais interessantes quando os alunos começaram a “colocar a mão na massa” e criar suas próprias “paredes comestíveis” – estrutura onde são produzidos legumes frescos e orgânicos.


Motivação
“As crianças realmente acreditam que são responsáveis pelo plantio. Isso fez a frequência escolar aumentar de 43% para 93%. Os alunos vêm para a escola para cuidar de suas plantas, eles querem vê-las tendo sucesso. Ao longo do caminho, as crianças têm sucesso também”, destaca Stephen.



Além de promover a consciência ambiental, o professor ensina aos alunos a importância de uma alimentação saudável, uma vez que a maioria dos alunos é formada por moradores do sul do Bronx e têm terríveis dietas baseadas em fast food e refrigerantes.

Fonte: EcoD

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top