Starbucks vai doar 100% dos seus alimentos não utilizados para os necessitados


Starbucks vai doar 100% dos restos alimentares das suas 7.600 lojas norte-americanas aos mais necessitados, anunciou ontem a empresa. Através de uma parceria com a organização não-governamental Feeding America e o grupo de recolha de comida Food Donation Connection, a Starbucks vai doar sandes e outros alimentos perecíveis que se encontrem nas lojas no final do dia. O programa chama-se FoodShare.

Segundo a Feeding America, mais de 48 milhões de norte-americanos vivem em agregados familiares onde nem sempre existe comida na mesa – mais de 15% dos lares daquele país são considerados inseguros em termos alimentares e isso impacto todos os estados e bairros do país.

Por outro lado, os Estados Unidos gastam 32 mil milhões de toneladas de alimentos por ano, segundo o Mashable.

“[Com este programa] uma família pode apreciar um prato de proteínas que não teria dinheiro para comprar na Starbucks”, explicou a empresa, que pretende não só ajudar quem mais necessita, mas também eliminar o seu nome da lista de contribuinte direto para as estatísticas do desperdício alimentar.

Todos os dias, a Food Donation Connection e a Feeding America vão recolher a comida perecível das lojas norte-americanas da Starbucks, em carrinhas refrigeradas. Essa comida, antes considerada em risco de ser doada devido à necessidade de ser refrigerada, vai chegar a bancos alimentares em todo o país. Assim, em menos de 24 horas a comida que estava nas prateleiras da Starbucks chega aos seus destinatários.
“Esta comida vai fazer a diferença, [por exemplo], para uma criança que não vai dormir com fome”, explicou o responsável pelas lojas pela cadeia de restauração, Kienan McFadden.

Desde 2010 que a Starbucks doa alimentos das suas lojas, sobretudo ligados à pastelaria. Mas só agora, com o projeto FoodShare, vai conseguir doar os alimentos perecíveis. No primeiro ano, o projeto vai providenciar cinco milhões de refeições às famílias mais necessitadas.


Nos próximos cinco anos o projeto ganhará uma nova dimensão, ano após ano, levando-o a doar 100% dos restos alimentares produzidos pela empresa nos Estados Unidos até 2021.
Fonte: Green Savers

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top