Primeira cidade inteligente no Brasil de habitação popular


A primeira cidade inteligente no Brasil para pessoas de baixa renda está em construção no Ceará. O Croatá Laguna Ecopark é uma iniciativa de organizações que compartilham esforços para gerar impacto social e tecnológico.

A cidade abrigará 20.000 moradores de baixo nível socioeconômico em um área com forte déficit habitacional, no distrito do município de São Gonçalo do Amarante, no Ceará. A região está em processo de valorização devido ao crescimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, que deve se tornar o segundo porto em movimentação de cargas, depois do Porto de Santos, até 2025.

Apesar de estar em solo brasileiro, a iniciativa foi proposta por duas organizações italianas, a Planet Idea e SocialFare, em conjunto com o Centro de Empreendedorismo da Universidade de Tel Aviv – StarTAU.

Relacionado: O Exemplo da Cidade Inteligente e Sustentável de Fujisawa

Uma cidade inteligente reúne uma série de tecnologias que fornecem uma melhor gestão de recursos em um ambiente urbano, permitindo o uso responsável dos recursos naturais: mais serviços, mais oportunidades e uma melhor qualidade de vida. Tais inovações estão se tornando cada vez mais utilizadas no mundo afora, mas o custo alto muitas vezes é um empecilho, por isso geralmente não são adotadas em bairros populares.  O Laguna Ecopark será a primeira smart city social do Brasil, e servirá de exemplo para outras cidades sustentáveis populares.


A intenção é que a população de baixa renda deixe os subúrbios para viver em um sistema social integrado com alta tecnologia, Wi-Fi liberado, aplicativos específicos para compartilhamento de bicicletas e motos.

Soluções sustentáveis como reaproveitamento de águas residuais, controle automatizado da iluminação pública e equipamentos esportivos especiais localizados em praças que geram energia também serão os diferenciais do projeto.

Além de tecnologias inovadoras, os programas sociais também terão destaques. Será dado atenção especial à educação dos jovens e à saúde, através de cursos de alfabetização digital, hortas compartilhadas.prevenção médica, culinária e nutrição.

As cidades inteligentes a longo prazo proporcionam um menor custo de manutenção, redução do consumo de energia, diminuição dos custos sociais, aumento da socialização e maior segurança.


A conclusão da primeira fase está prevista para terminar ainda este ano, serão entregues 150 casas e toda a infraestrutura. Os lotes custam a partir de R$ 24.300,00, que podem ser pagos em 120 vezes, corrigidos pelo INCC e, após a entrega, pelo IGPM. O restante das moradias devem ficar prontas no final de 2017. Imagens: Planet Idea
 
Fonte: SustentArqui

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top