Saiba como ter sucesso em um financiamento coletivo

Se você chegou até aqui é porque já sabe o que é financiamento coletivo. Gerenciar uma campanha de financiamento coletivo pode ser muito divertido e entusiasmante, só depende de você.
Muitos idealizadores de projetos comemoram quando a campanha é publicada, divulgam para todo mundo e depois de uma semana ou dez dias desistem de continuar alimentando a sua rede com informações sobre o projeto, a campanha e o seu sonho. Mas não é assim, né? Quando a gente participa de um projeto – seja compartilhando informações, colocando a mão na massa, ou doando por uma causa – queremos saber quais são os desdobramentos, acompanhar, estar perto daquele que nos convidou para participar daquela ideia, né?
Então, amigo idealizador, aqui vão algumas dicas estratégicas de comunicação para quando o seu projeto entrar em financiamento coletivo. Assim, a sua campanha continuará na cabeça das pessoas e terá mais sucesso de receber os apoios tão necessários.
1. Pense em todas as pessoas que se identificam com a sua ideia. Liste-as uma por uma e telefone. Sim. Organize-se para telefonar, uma a uma e contar o que você está fazendo.

2. Depois de telefonar para os seus contatos mais quentes, passe um e-mail personalizado com o link da campanha, resumindo a conversa e dizendo quando o prazo termina.

Essas ações iniciais provavelmente vão garantir as suas primeiras doações que são o indicativo que as outras pessoas precisam para dar crédito ao seu projeto.
Depois:
3. Você pode fazer uma página no FB para a campanha ou utilizar a sua própria timeline para divulgar as notícias. Mas lembre-se: melhor do que apenas redirecionar as pessoas para o projeto será publicar histórias, teasers, vídeos e novidades sobre ele. Comemore publicamente cada etapa conquistada.

4. Se possível, marque um encontro com o pessoal – uma roda de conversa, um lanche da tarde, um piquenique – para falar sobre o que você está planejando e contar como o projeto vai funcionar. Nesse encontro, peça para os seus amigos levarem outros amigos. É uma ótima oportunidade para a sua campanha se expandir e ganhar força no contato pessoal.

5. Fale muito, sempre, todos os dias sobre o seu projeto com quem você puder. Conte para as pessoas, de maneiras criativas, porquê e como elas podem te ajudar. Uma pessoa precisa de 4 a 7 contatos com uma ideia antes de investir nela, sabia?

6. Depois de fazer tudo isso, ainda insista em uma lista de contatos com um cronograma. Alguém da sua lista se entusiasmou, mas ainda não doou? Pergunte individualmente – pelo whatsapp, messenger, facebook, email – se ela está com alguma dúvida ou dificuldade e se você pode ajuda-la.

7. Agradeça, sempre: o apoio, a divulgação, a doação.

E, para inspirar cada um de nós nessa jornada, segue um pequeno trecho do livro da Amanda Palmer sobre “A Arte de Pedir”:
“Pedir ajuda sentindo vergonha significa: ‘Você tem poder sobre mim’.
Pedir ajuda com condescendência significa: ‘Tenho poder sobre você’.
Pedir ajuda com gratidão significa: ‘Temos o poder de nos ajudar mutuamente’.”
Amanda Palmer em “A arte de pedir”

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