7 dicas para diminuir o desperdício de alimentos na cozinha


Ao todo, 60% de toda a produção dos alimentos, entre legumes, verduras e frutas, é desperdiçada até chegar aos nossos pratos. E quando chegam, mais 20% não é consumido. A chef de cozinha e autora do blog Como Me Lo ComoPaloma Zarogoza, que se aperfeiçoou nas técnicas de otimização de recursos e zero desperdício na cozinha, dá dicas para melhorar a forma como consumimos os alimentos. Confira:

1. As cascas são ricas fontes de fibras e vitaminas. Para consumi-las, limpe a parte externa dos alimentos - essa regra também vale para os orgânicos - com hipoclorito ou vinagre. Isso ajuda a retirar os agrotóxicos e sujeiras da terra. Abaixo, saiba como reaproveitar algumas cascas:

Casca de laranja: Pode ser colocada dentro do melazeite e gavetas para aromatizar; ralada em cima de bolos ou mousses; confeitadas com açúcar ou caramelo para servir como petisco; na pressão com açúcar e água para fazer geleia ou assada em um forninho em temperatura baixa, com a porta entreaberta, para desidratar. Depois é só bater no liquidificador e peneirar, até formar um pó cítrico para usar como tempero. Essa dica também vale para casca de tangerina e limão


Casca de melancia: Com a entrecasca, aquela parte meio branca e meio verde, dá para fazer chutney, composta e conserva. Se cortá-la bem fininha ou ralar, consuma como snack ou jogue na salada ou em wraps. A mesma coisa pode ser feita com o melão.

Casca de batata: A batata pode ser frita, assada ou cozida com a casca, basta higienizá-la. Também é possível usar a casca para glutinar massas no lugar da tradicional farinha. 

2. Os talos das verduras e legumes como cenoura, salsinha e alho-poró são as partes mais desperdiçadas na cozinha. No entanto, dá para usá-los de várias maneiras: refogados e misturados no arroz; frescos e cortados em pequenas tiras em cima das saladas; batidos para fazer patês e congelados ou frescos para fazer caldos e sopas.
3. Algumas folhas também vão parar no lixo, principalmente porque as partes “machucadas” são eliminadas - mesmo próprias para consumo. Uma dica para que elas durem mais é lavá-las e guardá-las intercaladas com papel toalha em recipientes plásticos. Com isso, o papel vai absorver a umidade e suas verduras vão durar mais de uma semana.
4. Faça do freezer ou congelador seu melhor amigo: é possível congelar quase todos os alimentos, como barra de manteiga, verduras, restos de comida etc. Alguns não são possíveis de congelar pela textura, como ovo cru e mousse.  Confira dicas de como congelá-los:


Queijo parmesão: Você pode cortar aquelas partes mais durinhas em pequenos cubos ou tiras e congelar em saquinhos. Depois use em caldos e massas ou desidrate e frite para fazer biscoitos.

Abobrinha: Pré-cozinhe em água morna durante um minuto e coloque os pedaços enfileirados em uma bandeja. Deixe no congelador até endurecer. Retire da bandeja e armazene o legume em saquinhos.

Banana: Quando já estiver um pouco passada, congele a fruta inteira com casca. Depois você pode bater no liquidificador com creme de leite e paçoca para fazer um sorvete. Para incrementar, jogue um pouco de rum.

Filé de frango: Tempere os filés com ervas, pimenta-do-reino e azeite. Não coloque sal, pois ele desidrata o alimento. A mesma regra vale para peixescarnes vermelhas e legumes. Enrole os filés em papel manteiga ou papel filme e congele.

Restos de comida: Sabe aquele caldinho que fica no fundo da panela de carne ou do frango assado? Ele pode ser congelado, assim como os ossos, e ser usado posteriormente para cozinhar caldos e sopas. Guarde também aquelas pequenas sobras de arroz, legumes e carne, porque podem virar uma refeição rápida para quando não se tem tempo de cozinhar. 

5. É essencial guardar os alimentos, seja na geladeira ou em armários, pela ordem de data de validade. Ou seja, os que vencem antes devem ser colocados na frente.
6. Não deixe frutas e verduras murchas ao lado das mais frescas: o gás de maturação contamina os alimentos ao redor e faz com que eles amadureçam mais rápido.
7. O que precisa ser conservado por mais tempo, como friosleites e queijos, precisa de uma temperatura mais baixa. Então os armazene na parte de cima da geladeira, que é mais fria.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top