Um vídeo didático sobre o lixo.


Política Nacional de Resíduos Sólidos(PNRS) ainda não foi definitivamente implantada no Brasil, embora o prazo tenha sido ultrapassado desde agosto de 2014. Muitas reuniões com os vários setores envolvidos ainda precisarão acontecer até que um sistema eficiente de coletadestinação e reciclagem dos resíduos sólidos esteja efetivamente funcionando no país.
Por outro lado, tem muita gente que ainda nem entendeu como é o caminho do lixo e como é possível fazer algo, na prática, para reduzir o volume de resíduos em sua própria residência. Muitos nem ao menos sabem para onde vão todas aquelas embalagens, restos de alimentos e produtos que não se usa mais e são deixados diariamente na porta de casa em sacos plásticos.
Por isso, o Programa Água Brasil acaba de lançar um vídeo de animação para mostrar aos brasileiros como é o ciclo de vida dos produtos, desde a produção, passando pelo consumo até o descarte final. A animação – de três minutos e meio – quer ensinar como os cidadãos podem reduzir seu impacto ambiental reduzindo a sua geração e incentivando a coleta seletiva. É uma forma de conscientizar a sociedade sobre a destinação do lixo produzido.
O vídeo do Água Brasil também tem o propósito de abrir o foco sobre os catadores informais de materiais recicláveis, personagens conhecidos e tão pouco valorizados nas ruas de nossas cidades. “Acreditamos que o personagem principal dessa história é o catador, mas também queremos munir a sociedade de conhecimento sobre todo o processo do lixo para que cada um possa fazer sua parte e colaborar para que a reciclagem no Brasil seja cada vez mais eficiente”, diz Mariana Valente, Coordenadora do Programa de Educação para Sociedades Sustentáveis do WWF-Brasil, parceira do Água Brasil.
Criado em 2010, o Programa Água Brasil atua em quatro cidades brasileiras – Caxias do Sul (RS), Pirenópolis (GO), Natal (RN) e Rio Branco (AC) – com ações de educação ambiental, criação de estruturas para a cadeia da reciclagem e o mais importante: a implementação da PNRS nesses municípios.
Vale a pena assistir ao vídeo, mostrá-lo às crianças, apresentá-lo em salas de aula para que todos compreendam que nossos rejeitos diários não desaparecem por encanto depois que o caminhão de coleta os leva embora.
Assista ao vídeo:

Fonte: Planeta Sustentável

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top