10 Contêineres que Utilizam Energia Solar Limpa

Vamos começar com o container Space, uma espécie de escritório-base que serve como um gerador de energia solar emergencial e sustentável. Com um design moderninho, este contêiner de 20 pés possui sistema solar de 4 kW e pode produzir 20 kWh por dia ou o equivalente a três galões de óleo diesel por dia de um gerador convencional. Possui uma bateria selada AGM independente, na qual serve como back-up para cinco dias. Muito interessante para canteiro de obras, eventos, situações de emergência, consultórios, quiosque de segurança, plantão de vendas e treinamento portátil.

Como se sabe, os contêineres são produzidos para viajar em condições extremas e sua construção é robusta. O Space tem segurança para suportar ventos com força de furacão e pode operar em movimento. A instalação leva apenas meia hora para torná-lo operacional.



O preço de uma unidade de quase seis toneladas começa em US$ 58 mil. Apesar do preço alto, o custo  benefício está  muito mais na conveniência, no ruído praticamente nulo e sem queima e armazenagem de inflamáveis.



Outro caso, bem mais simples e econômico, é o caso do container Reetainer, um produto com foco de promover o reaproveitamento de itens descartados. Foi utilizado um container de 20 pés e foi instalado porta bi-fold, telhado verde e painéis solares para energia elétrica básica. A ideia não é estilizar muito o contêiner e sim deixá-lo com a aparência apelativa à sustentabilidade.

A empresa British Gas também viu no "container solar", a oportunidade de promover através de feiras e eventos a busca pela eficiência energética, incentivando a redução do carbono nas residências.

A Tactical Shelter fornece containers-abrigo para campos de batalha com sistemas solares, eólico e células de combustível. Além da economia de combustível, a tecnologia facilita a logística pois reduz drasticamente a necessidade de reposição e o transporte de combustível. O diesel pode ser adaptado para ser utilizado como back-up

Um dos meus preferidos é o container baby de 10 pés que utiliza sistema solar e eólico para purificar água e disponibilizar para comunidades carentes este bem precioso. O purificador em container é capaz de purificar oito mil litros de água por dia, sem combustível ou gerador. Sua principal aplicação é áreas que sofrem catástrofes, no entanto, pode-se utilizar para áreas rurais e também como dessalinizador. O equipamento utiliza oito filtros em série e membranas de osmose inversa, capazes de tornar água salgada, com bactérias, vírus e mesmo produtos perigosos, em água potável. Ele está preparado para suportar as mais severas condições, inclusive desertos.

Um projeto excelente é a Clinic In A Can, a clínica container de 40 pés é uma unidade médica totalmente alimentada por energia solar e o melhor, sem fins lucraticos. O sistema abastece três ambientes com ar-condicionado, iluminação e os equipamentos médicos. Em dias nublados a clínica tem capacidade para operar três dias sem necessidade de energia solar. Este equipamento já foi utilizado nos Estados Unidos após o furacão Katrina e depois foi enviado para o Haiti e mais três enviados para o Sudão. 

Poderosas da tecnologia também tem investido na causa. Uma ação de marketing inteligente da Samsung foi unir educação com fontes de energias renováveis, o Solar Powered Internet School, localizado na África do Sul, incentiva e promove a criação de escolas auto-sustentáveis e com conectividade 100% à internet. O principal foco é atender crianças em áreas rurais. O container de 40 pés tem capacidade de gerar energia por nove horas por dia. A lotação é para 21 alunos e não precisamos dizer que, os notebooks e a tecnologia solar, é da Samsung.

Já a Panasonic aproveitou um evento da Cruz Vermelha na Indonésia e lançou seu "Life Innovation Container", capaz de operar três dias sem luz solar, o sistema possui 18 módulos solares que carregam 48 baterias de chumbo, gerando em média 6,7 kWh. Como a maioria das soluções, a aplicação é para áreas remotas, com difícil acesso à eletricidade e em casos de catástrofes. O equipamento foi utilizado com sucesso após o tsunami ocorrido no Japão.

Clique nas imagens abaixo para ampliar!

Space

Space

Space

Space

Space

Space

Space

Space

Space

Space

Space

Space

Space

Reetainer

Reetainer

British Gas
Tactical Shelter

Tactical Shelter

Purificador de água baby



Clinic In A Can

Clinic In A Can

Clinic In A Can

Clinic In A Can

Clinic In A Can

Clinic In A Can

Solar Powered Internet School

Solar Powered Internet School

Solar Powered Internet School

Life Innovation Container

Life Innovation Container

Life Innovation Container

Life Innovation Container

Fonte: Triplex Dreams, Adaptive Container, Smye Holland, Reestore, Fire Fly, Tactical Shelter, Ecofriend, Clinic In Can, Samsung Village, Digital Trends.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top