Os escritórios mais cool do mundo.


O que é cool este ano? Sustentabilidade parece ser a palavra-chave, em espaços cheios de luz, onde predominam os materiais naturais. A regra é a flexibilidade. Abundam os padrões arrojados e escolhas arquitectónicas distintivas. Os dez favoritos, da Califórnia ao Japão, passando por Portugal, são:
Uniplaces, Lisboa (Portugal): Start-up portuguesa que disponibiliza uma plataforma online de alojamento para universitários, tem um open space que beneficia da localização junto à histórica estação de comboios do Rossio. Um verdadeiro jardim na parede acentua as janelas arqueadas e destaca ainda mais a vista. Cordas de navios e esferas náuticas decoram a fachada. Para fazer eco destes detalhes, usam-se cordas por todo o escritório, incluindo uma enorme rede suspensa, unificadora, por cima dos postos de trabalho.
Para permitir o rápido crescimento do número de colaboradores, a Paralelo Zero Arquitecture criou um piso open space com áreas definidas, como uma acolhedora biblioteca, que pode ser usada para trabalhar ou para ler. Também pode acomodar secretárias adicionais, se for necessário.





Airbnb, Singapura: Para construir o seu espaço no antigo escritório do Facebook em Singapura, a Airbnd escolheu uma empresa de arquitectura local, a Farm. O zona de café tem bandeiras coloridas e cadeiras Kopitiam, que são omnipresentes no país.
O formato convencional de salas de reunião foi “deitado fora”, desenhando-se antes um clubhouse para reunir. Existem recantos de leitura no lado oposto das bancadas de trabalho.  Não existem postos de trabalho fixos. os colaboradores podem trabalhar em qualquer lado. Uma das muitas ligações à arquitectura local é a escadaria que liga os três pisos do edifício, que inclui os blocos de ventilação tradicionais, usados nos projectos de habitação.




AKQA, Tóquio (Japão): Com um espaço ligeiramente subterrâneo, aproveitar a luz natural foi importante no projecto da Torafu. O escritório tem um pátio arborizado no interior, e plataformas elevadas dividem as zonas de trabalho. Luzes “balão de água” decoram a para a área da recepção. Os postos de trabalho estão agrupados em clusters, enquanto duas longas mesas iluminadas adjacentes ao pátio interior disponibilizam espaço para reunir ou trabalhar.
Para ajudar a dividir os espaços são usados materiais distintivos. Na recepção é usada uma plataforma de madeira, com vista para o chão de cimento polido. Por trás  da parede de vidro laranja, um cesto de basquetebol e um estrutura de andaimes lembra os colaboradores que também há espaço para a diversão.




Harmonic | Caesarea (Israel): Quando esta empresa de produção de vídeos contratou a Setter Architects para redesenhar a sua sede, a opinião dos colaboradores foi tida em conta, nos padrões do papel de parede, nas gravações feitas nos vidros e no design em geral. Foi construída uma nova cafetaria, com uma vibração colorida e iluminada. Materiais naturais, tais como madeira, metal e cimento, abundam, tal como os tecidos brilhantes.





Etsy | Brooklyn (Nova Iorque): Evidentemente, o novo escritório da Etsy está repleto de obras feitas à mão, a revestir a parede e penduradas no tecto. Para lá das portas está uma zona de reuniões, grande o suficiente para caber tida a equipa, de 500 pessoas. O sexto andar é para o Etsy Lab, um lugar onde os colaboradores podem utilizar materiais artesanais e experimentar novas ideias. Há pincéis, fios, material de costura, uma impressora 3D e um laboratório extra, com um lavatório para os projectos com tendência para “sujar” mais.
Oferece uma vista deslumbrante sobre Manhattan, e tem muitas plantas e paredes “vivas” onde abunda o verde.




De Alliantie | Hilversum (Holanda): Esta empresa holandesa de habitação pediu à Studioninedots para transformar aquele que era um espaço sobretudo fechado e de cimento, num local arejado e em open space. O átrio tem escadas suspensas em ziguezague e varandas perfeitas para uma pausa ou dois dedos de conversa. Cada andar tem a sua própria biblioteca, um café e uma kitchenette. Como as áreas comuns estão no centro do escritório, nenhum posto de trabalho fica a mais de alguns passos da área de relaxamento.
Como as escadas do átrio, o elevador tem uma fachada em cor antracite lustrosa, que contrasta de forma ousada com o interior. As paredes são abertas e deixam passar a luz natural para todo o escritório.




Gensler | Oakland (Califórnia): Esta sucursal tem mais de 100 colaboradores e ocupa uma penthouse inteira. Tudo é flexível:  dos postos de trabalho com secretárias móveis, à sala de conferência, que tem paredes de vidro móveis e cortinas que podem transformar completamente o espaço.
As enormes janelas deixam a luz entrar e revelam uma vista de 360 graus do lago Merritt, do centro de Oakland, da Bay Bridge, da Golden Gate Bridge e do skyline de São Francisco.



Gem | Venice (Califórnia): A startup de software empresarial redesenhou o interior do seu escritório, com a ajuda da Homepolish. Outrora um espaço industrial, agora tem uma lareira moderna e portas giratórias de couro gigantes no átrio. A secretária da CEO está logo à entrada do escritório. É a primeira pessoas que os convidados e os colaboradores vêem quando entram.
Para levar um pouca da vibração de Venice Beach para o escritório, foram contratados artistas locais para pintar murais coloridos.




VCG | Riga (Letónia): Empresa de consultoria, equipou a sua sede com iluminação “temperamental”, e com decoração em preto, branco e prateado. No lobby, a secretária da recepcionista, curva e em aço inoxidável reflecte o padrão da carpete. O Katz Interiors criou um escritório com janelas grandes, com muitos espelhos, dando a sensação de um showroom luxuoso. O padrão circular no tecto espelha o que está no chão.
A sala de reuniões tem mobiliário personalizado e estantes iluminadas. A pintura moderna é o foco de atenção e está reflectida nas paredes de vidro.
Make | Carlsbad (Caliofórnia): os designers da Rapt Studio transformação este edifício industrial numa campus “multi-inquilino” para empresas, com uma passadeira ao ar livre que o percorre. Existe um contentor pintado que serve de café.Os espaços interiores e exteriores foram criados tendo em conta o ambiente envolvente. Todos os inquilinos têm acesso gratuito ao ginásio, que se estende de dentro para fora. Perto, outro contentor, tem bicicleta disponíveis para dar um passeio na zona circundante.
Tem ainda um anfiteatro ao ar livre, com ecrã.
Fonte: Inc.
Fonte: HrPortugal 

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top