Dia 22 de abril - Dia Internacional do Planeta Terra



O Dia da Terra, 22 de abril, é uma data festiva comemorada em muitos países do mundo. A data foi criada nos Estados Unidos por Gaylord Nelson, senador e ativista ambiental. Além de criar a data, o senador lutou pela divulgação e promoção dos objetivos desta data. 


A data foi criada com o propósito de abrir discussões em todo mundo sobre a importância da preservação dos recursos naturais do planeta Terra. Além disso, tinha como objetivo criar uma consciência mundial sobre os problemas da contaminação, destruição da biodiversidade, uso não sustentável dos recursos naturais, desmatamentos e outros problemas que ameaçam a vida em nosso planeta.



A primeira manifestação aconteceu nos Estados Unidos em 22 de abril de 1970. Participaram milhares de pessoas, principalmente estudantes de universidades e escolas. A pressão sobre o governo norte-americano foi grande e este criou a Agência de Proteção Ambiental. 

O Dia da Terra é uma data comemorativa que não é controlada ou organizada por uma entidade específica. Ela pertence a humanidade e, por isso, pode ser comemorada livremente no mundo todo, adequando-se a realidade de cada região.




Calcule a sua pegada ecológica
A pegada ecológica nada mais é do que o impacto que as nossas escolhas e hábitos geram no meio ambiente. O termo pegada é bastante apropriado, pois simboliza as marcas que nós deixamos no planeta.

Clique aqui para calcular a sua pegada ecológica.

Optar pelo consumo consciente
Consumir de maneira consciente é analisar o que realmente é necessário. É pensar antes de se render a qualquer impulso momentâneo, ou de imaginar que as coisas apresentadas nas propagandas são realmente imprescindíveis. Esse autocontrole impede que muito dinheiro seja gasto em itens que ficarão parados no armário ou na gaveta sem utilidade alguma. Para tornar-se um consumidor ainda melhor, analise a procedência antes de comprar, opte por produtos e alimentos produzidos localmente.

Veja aqui 500 dicas para uma vida mais sustentável

Deixe melhores filhos para o mundo
Se é necessário se preocupar com um mundo melhor, também é preciso deixar aqui melhores pessoas. Por isso, passe bons valores aos seus filhos. O hábito também vale para ser aplicado com sobrinhos, amigos e qualquer outra pessoa do seu convívio. Influencie quem está ao seu redor. Contagie-os de maneira a fazê-los melhores seres humanos. Esta é uma corrente que se espalha e gera bons frutos por muitas gerações.

Plante uma árvore
Este é um ato tão simples e prazeroso que deveria ser praticado constantemente por todos os seres humanos. Além de ajudar a minimizar parte da nossa parcela de culpa em relação aos nossos impactos ambientais, essa também é uma valorização da vida. Plantar uma árvore é a geração de um novo ser. Se possível, não fique na primeira, faça disso um hábito que trará bons frutos para o futuro.

Pratique boas atitudes

Compartilhar coisas boas também é uma forma de agradecer e honrar a Terra por toda a hospitalidade e beleza que ela nos oferece. Portanto, faça o mesmo. Respeite o próximo, pratique a gentileza, dê um sorriso. Se possível, vá além. Uma maneira de ultrapassar a zona de conforto é participando de algum trabalho voluntário. Use seus talentos para o bem do outro, a recompensa é imensurável.


Frases sobre o Dia da Terra:

- Preservar e usar de forma inteligente os recursos naturais é o melhor presente que podemos dar ao nosso planeta no Dia da Terra.

- A Terra é nossa casa, vamos conservá-la e tratá-la com muito amor e carinho.

- Neste Dia da Terra vamos pensar e agir em favor de nosso planeta.

- O desenvolvimento sustentável do planeta Terra é fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top