Grupo alimentício inicia projeto para medir sua “Pegada Hídrica”


O Grupo Marfrig, uma das maiores empresas globais de alimentos à base de carnes bovina, suína, de aves e peixes, acaba de iniciar o mapeamento da sua “Pegada Hídrica” utilizando a metodologia Water Footprint Network para medir o uso da água em seus processos produtivos, tornando-se assim a primeira empresa no setor a realizar um projeto de gestão de recursos hídricos com elevado grau de detalhamento.
A Marfrig é uma das maiores produtoras e exportadoras brasileiras de carne bovina, de frango e de porco

A Water Footprint Network foi criada em 2008 por entidades, empresas e cientistas empenhados em promover o uso eficiente e sustentável da água. Com crescente reconhecimento internacional, a metodologia já foi aplicada em mais de 200 produtos ao redor do mundo e atualmente conta com 164 organizações parceiras em 28 países. O método permite entender o quanto de água é usada e devolvida ao ambiente ao longo das diferentes fases da cadeia produtiva.

“A boa gestão dos recursos hídricos é um dos pontos de grande importância para a sustentabilidade das operações do Grupo Marfrig. A metodologia do Water Footprint Network será aplicada não só para quantificar o uso da água, mas também ajudar a aprimorar a quantificação e avaliação dos impactos ambientais das operações”, diz Clever Pirola Ávila, Diretor de Sustentabilidade do Grupo Marfrig.

O mapeamento da “Pegada Hídrica” terá início através da aplicação da metodologia nas unidades industriais da Marfrig localizadas em Amparo (SP), que é voltada para o processamento de aves, e Bataguassu (MS), destinada à carne bovina. Os resultados serão concluídos ainda no primeiro semestre deste ano e em um segundo momento, a metodologia poderá passar a ser implementada nas demais unidades do Grupo.

As duas unidades foram escolhidas devido à representatividade que ambas têm na produção da Empresa, tanto para o segmento de carne bovina quanto para aves, o que facilitará replicar seus resultados para serem utilizados como referência por outras unidades, inclusive em outros países. Serão levantadas informações a respeito do uso da água em toda a cadeia de produção: desde a criação dos animais ao consumidor final.

“O objetivo é fazer um retrato do quadro atual não apenas do consumo, mas principalmente do uso da água nestas duas plantas industriais. Com base nos resultados deste levantamento técnico, teremos um direcionamento a respeito da melhor estratégia de gestão hídrica a ser tomada”, explica Ávila.

Com o início do piloto, a Marfrig também criou um comitê de recursos hídricos no Brasil. “Estas ações são um importante passo para aprimorar cada vez mais as operações do Grupo e fortalecer o compromisso com os mercados nacional e internacional para o fornecimento de produtos sustentáveis”, afirma o executivo.
Fonte: Ciclovivo

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