Audi Urban Concept virá em 2013
A versão mini e elétrica da Audi chama-se Urban Concept, protótipo que, segundo a marca alemã, promete abrir novos horizontes para a mobilidade urbana. Com jeito de esportivo, ele vem com uma carroceria ultraleve, feita de fibra de carbono e plástico reforçado.
Idealizado para duas pessoas, o veículo é equipado com dois motores elétricos e uma bateria de íons de lítio, o que, segundo a fabricante, garante autonomia e acelerações enérgicas para circular nos centros urbanos. A agilidade também é assegurada pelas rodas destacadas da carroceria, o que também lhe rende uma estética diferenciada.
Twizy, o elétrico que cabe no bolso
Um veículo moderno, com valor médio de 7mil euros, compacto e 100% elétrico. Com o Renault Twizy Z.E, circular pelas ruas deixa de ser sinônimo de emissões de CO2. Terceiro da gama de quatro modelos ecológicos da montadora francesa (composta pelo Fluence Z.E., Kangoo Z.E., Twizy e Zoe), o minicarro possui dois lugares, dispostos um atrás do outro.
Ele entra no segmento dos elétricos em duas versões. O Twizy 45 tem 20 cv e chega até 75 km/h. Já o Twizy 45 dispõe de apenas 5 cv, com velocidade máxima de 45 km/h. O pequeno urbano é alimentado por baterias de íons de lítio, que lhe garantem autonomia de 100km. Para uma racarga completa, bastam só três horas em uma tomada comum.
Durante o salão de Genebra, em março, a Smart apresentou seu novo conceito esportivo e elétrico, o Forspeed. Desprovido de teto e de maçanetas, o Forspeed possui farói arregalados e vem todo pintado de branco, cor que remete à filosofia "emissões zero". A versão esportiva do minicarro elétrico fortwo, que já é vendido na Europa desde 2009, traz ainda no pára-brisas rebaixado pequenas placas solares que ajudam a armazenar energia para alimentar as baterias.
Movido por um motor elétrico acoplado na traseira, este compacto rende 30 kW (ou 40 cv) e possui autonomia de 135 quilômetros, com velocidade de 120km/h. De acordo com a Smart, 80% das baterias do Forspeed podem ser recarregadas em 45 minutos. A empresa diz que o esportivo é apenas um protótipo que pode servir de inspiração para novas versões da marca, mas que não tem previsão de ser produzido em série.
Volkswagen Nils
Para a Volkswagen, a mobilidade urbana do futuro é inspirada nos carros de corrida da Fórmula 1, como o protótipo Nils, que une design arrojado e agilidade no deslocamento.
Com um único assento, o do motorista, o elétrico vem com um motor elétrico de 20cv alimentado por baterias de íons de lítio que podem se recarregadas em uma tomada comum por duas horas. Por se limitar a apenas um ocupante, ele é mais leve - com chassis em alumínio, pesa apenas 460 kg – e também consome menos energia.
O protótipo acelera dos 0 aos 100 km/h em 11 segundos e alcança 130 km/h de velocidade máxima. A autonomia é estimada em 25km – suficiente para viagens curtas e rotineiras, como a de casa ao trabalho e vice-versa.
Fonte: exame.abril.com.br