|
As ruas de Londres já estão equipadas com lixeiras inteligentes. | Foto: Divulgação |
As ruas de Londres já estão equipadas com lixeiras inteligentes. A tecnologia implantada na capital inglesa tem dois interesses principais: conscientizar a população quanto ao descarte correto de resíduos urbanos e transmitir informações.
Apelidada de Renew Recycle Bin, a estrutura auxiliou a cidade a reduzir a quantidade de lixo jogada diariamente nas ruas. Existem mais de 30 jornais gratuitos distribuídos diariamente aos londrinos, o resultado disso era uma enorme quantidade de resíduos produzidos e descartados. Este foi um dos problemas considerados quando a tecnologia foi desenvolvida.
|
As lixeiras são feitas com um material que, segundo a fabricante, é quatro vezes mais resistente que o aço. | Foto: Divulgação |
A empresa que administra as lixeiras possui parcerias com os principais veículos de comunicação britânicos e internacionais. Assim, as notícias mais importantes do dias são transmitidas constantemente através das telas de LED instaladas na Recycle Bin. Os temas são diversos e vão desde cotidiano até as artes, transmitidos entre 6h e 23h59.
As lixeiras são feitas com um material que, segundo a fabricante, é quatro vezes mais resistente que o aço. Além disso, a parte externa é revestida com um vidro reforçado com polímero. A cada ano cada uma dessas estruturas deve receber 1,5 toneladas de materiais recicláveis, sendo a maior parte papel.
|
Os temas são diversos e vão desde cotidiano até as artes, transmitidos entre 6h e 23h59. | Foto: Divulgação |
As telas instaladas na Recycle Bin são de LED, com baixo consumo de energia. Mesmo assim, um dos questionamentos feitos em relação à estrutura consiste na falta da utilização de placas fotovoltaicas para a obtenção da energia necessária para fazer a estrutura funcionar.
As primeiras unidades do ecoponto foram instaladas em Londres em fevereiro deste ano e até os jogos olímpicos, em julho, a cidade deverá contar com cem lixeiras deste tipo espalhadas pelas ruas. Além disso, uma unidade da Recycle Bin será instalada em Nova York para testes e ainda existe a possibilidade de levar a estrutura para Tóquio e Singapura. Com informações do Daily Mail e Gizmag. Fonte: Ciclovivo