Logo do projeto que incentiva a coleta de lixo
Em uma semana, crianças arrecadaram 13 toneladas de material reciclável. Depois de quatro meses, elas arrecadaram 233 toneladas.
A coleta foi feita por cerca de doze mil crianças de Bragança Paulista (SP), Votorantim (SP) e São José dos Pinhais (PR), que participam do projeto Olimpíadas de Reciclagem Esquadrão Verde.
A iniciativa é uma gincana educacional que rende, além de educação e conscientização ambiental, pontos na amistosa disputa entre escolas. Podem ainda resultar em melhorias reais nas instituições participantes.
Em cada uma das cidades, participam quatro escolas públicas. A que arrecadar mais ganhará R$ 20 mil para as reformas internas da instituição. Disputas esportivas também fazem parte do circuito olímpico.
Mas o maior objetivo da ação é promover a reforma de quadras públicas com os materiais coletados pelas crianças. Haverá piso produzido a partir de papel reciclado, assento para arquibancada feito a partir de embalagens laminadas e tabelas de basquete construídos a partir de plásticos.
Crianças de outras cidades também podem colaborar com a campanha.
Os pontos que os visitantes conseguem nesses jogos vão para uma das quatro escolas que ele escolher. Assim, as instituições vão ganhando itens adicionais, como bancos, mesas recreativas e bicletário.
Robô de 14 metros de altura, construído com material reciclável coletado por crianças de todo o Brasil durante a campanha Recordes de Reciclagem 2011 |
O material destinado à reciclagem é entregue a cooperativas. Elas se ocupam de transformar o lixo em objetos do cotidiano e até em quadra poliesportiva feita com recicláveis.
A atividade é realizada pela marca de refrescos em pó Tang e tem o objetivo de estimular o hábito de separar o lixo e fazer a reciclagem.
Fonte: Folha.com