Revestimento feito a partir de cortiça
Foto: Wicanders
No campo da arquitetura, construção e design, a tendência atualmente é substituir gradativamente os materiais de construção por opções mais sustentáveis. Uma dessas opções é a cortiça, muito utilizada para fazer rolhas de garrafas. Um material ecológico e renovável, que além de ser um ótimo isolante térmico e acústico também pode ser utilizado em revestimento interno e externo, pavimentos e designer de móveis.
O nome científico da espécie do sobreiro épyrophytos que significa literalmente “plantas de fogo”, evidenciando sua resistência as chamas
A cortiça é um recurso renovável, porque pode ser colhida a cada nove anos. No entanto, ao contrário de outros recursos naturais renováveis, como o bambu e o cânhamo, não é necessário matar a árvore para colher o recurso. A cortiça vem da casca do sobreiro, que cresce principalmente na região do Mediterrâneo, e se for removida corretamente, não danifica a árvore.
Portugal é o país que lidera a produção de cortiça no mundo, com 61%, seguido por Espanha (quase 30%) e Itália (menos de 10%).
Aqui no Brasil a produção não é tão significativa, mas já existem empresas que comercializam produtos com uma boa variedade de padrões, para uso residencial e comercial.
Conheça alguns exemplos de aplicações da cortiça:
Pisos de cortiça
O piso de cortiça tem diversas características, entre elas: a leveza; a elasticidade - já que ela volta à sua forma original após ser comprimida; a resistência; a impermeabilidade; o isolamento térmico e acústico; a resistência ao fogo; além de ser hipoalergênica.
Móveis de cortiça
A cortiça tem sido usada também na confecção de móveis. Designers têm explorado o material com sucesso. Veja dois exemplos:Móvel do designer Daniel Michalik
Foto: Divulgação
Móvel da Iannone Design
Foto: Divulgação
Isolamento de cortiça
A cortiça é provavelmente um dos materiais mais antigos de isolamento utilizados comercialmente, e, no passado, era o material de isolamento mais utilizado na indústria de refrigeração. Atualmente, ela é o futuro da construção com isolamento natural. Segundo especialistas, o único problema está no custo, mas eles garantem que em longo prazo o investimento é compensado. Fonte: EcoD