Hoje é o dia mundial da Alimentação. A data é um chamado aos países para a adoção de políticas, programas e ações voltadas para eliminar a fome no mundo e assegurar a segurança alimentar dos povos.
Para este ano, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) escolheu como tema “Cooperativas agrícolas alimentam o mundo”.
As cooperativas agrícolas e alimentares são um importante instrumento contra a pobreza e a fome, e podem fazer muito mais. Elas estão presentes em todos os países e setores, e isso inclui agricultura, alimentação, finanças, saúde, comercialização, seguros e crédito. Estima-se que as cooperativas tenham um bilhão de membros em todo o mundo, gerando mais de 100 milhões de empregos. O interesse em cooperativas e organizações rurais também se reflete na decisão da Assembléia Geral da ONU para designar 2012 como o “Ano Internacional das Cooperativas“.
A celebração do dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura. Os objetivos do dia Mundial da Alimentação são:
- incentivar a atenção para a produção de alimentos agrícolas e estimular esforços nacionais, bilaterais, multilaterais e não-governamentais para este fim;
- incentivar a cooperação econômica e técnica entre países em desenvolvimento;
- incentivar a participação das populações rurais;
- aumentar a consciência pública do problema da fome no mundo;
- promover a transferência de tecnologias aos países em desenvolvimento;
- fortalecer a solidariedade internacional e nacional na luta contra a desnutrição, a fome e a pobreza, além de chamar a atenção para realizações na alimentação e desenvolvimento agrícola. Fonte: FAO / RedeSAN Foto: sxc.hu
Fonte: Natura Ekos
Fonte: Natura Ekos