Imagem: © Sandra Cunningham
Halloween ou o Dia das Bruxas é um dia divertido para pais e crianças. Apesar de ser um evento tradicional e cultural, que ocorre basicamente em países anglo-saxônicos, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido - as crianças brasileiras também aprenderam a comemorar este dia, principalmente nas escolas de inglês, como forma de vivenciar a cultura norte-americana.
Muitos brasileiros defendem que esta data não retrata nossa cultura e, portanto, não deveria ser comemorada. Outros ainda argumentam que o folclore nacional deveria ser valorizado. Foi então que em 2005, o governo brasileiro instituiu nesta mesma data, 31 de outubro, o Dia do Saci.
Independente da cultura e o motivo pelo qual esta data é comemorada, o importante é que este dia pode ser uma grande oportunidade para os pais ensinarem seus filhos sobre a importância de tornar as escolhas mais saudáveis e sustentáveis. O CicloVivo separou dez pequenas mudanças que vão ajudar você e sua família a ter umHalloween “verde”, saudável e feliz.
1. Faça sua fantasia em casa - Em vez de usar roupas compradas em lojas, que geralmente são feitas com plásticos e fibras ambientalmente prejudiciais. Divirta-se montando sua fantasia com itens que estejam disponíveis em sua casa. Uma boa opção é transformar seu filho em um fantasma com um lençol velho. Deixe-o decorar com tintas, eco-friendly, para tecido.
2. Reutilize fantasias - Como alternativa à compra de novos trajes a cada ano, procure os de segunda mão. Algumas lojas de roupas usadas poderão ter o que você procura. Também é possível organizar uma troca de roupa em sua comunidade.
3. Distribua doces orgânicos - Para muitas crianças, os doces são a parte mais importante do Halloween. Ajude-as a permanecerem saudáveis, oferecendo alternativas como frutas. Você também pode incluir versões mais saudáveis de seus doces favoritos, como o chocolate orgânico escuro ou balas feitas com cana-de-açúcar ou mel, em vez de xarope de milho, rico em frutose.
4. Coleção de doces - Incentive as crianças a usar fronhas, bolsas ou sacos costurados à mão, em vez de baldes ou sacos plásticos para recolher os doces. Esta é uma excelente maneira de ensinar as crianças sobre a importância da reutilização de objetos de uso cotidiano. Pense multiuso com sacos reutilizáveis.
5. Decorações - Evite enfeites de plástico comprados em loja. Em vez disso, procure por produtos recicláveis e biodegradáveis ou mostre aos seus filhos como fazer decorações com folhas e outros materiais da natureza. Se você for iluminar o fantasma ou o espantalho da varanda, use lâmpadas fluorescentes ou de LED em vez de incandescentes.
6. Lanternas - Na hora dos truques e travessuras use baterias recarregáveis em suas lanternas ou use lanternas solares ou movidas a energia cinética.
7. Velas - Escolha velas feitas 100% de cera de abelha ou velas de soja para iluminar abóboras e luminárias, em vez das de parafinas tradicionais, que são à base de petróleo. Tente usar cera de abelha este ano, elas tem cheiro agradável e queima limpa.
8. Use toda a abóbora - A abóbora de Halloween não tem que ser apenas para decoração. Suas sementes são uma grande fonte de magnésio, ferro e proteína. Para prepará-las, basta lavar e temperar com sua especiaria preferida, em seguida, asse em forno a 250 graus por uma hora. A polpa pode ser cozida no vapor por meia hora, e servida ou pode ser usada como base para sopas e tortas.
9. Compostagem - Quando a festa terminar, as abóboras vão fazer um excelente complemento à sua pilha de compostagem. É também muito fácil de iniciar uma, caso ainda não tenha começado: basta quebrar a abóbora e “deitá-la” em folhas e outros materiais orgânicos em uma área ao ar livre. Mantenha úmido, regularmente, que em pouco tempo irá se transformar em adubo orgânico, de excelente qualidade para o seu jardim. Sobras de doces também podem ser incluídas, só não se esqueça de remover as embalagens.
10. Ande, não dirija - economize combustível e faça exercício físico enquanto pratica os truques e travessuras.Com informações do GreenHome.
Fonte: CicloVivo