Apenas 300 empreendimentos
receberam o selo de ouro.
Foto: Divulgação
O Windsor Atlantica Hotel, localizado em Copacabana, no Rio de Janeiro, é o primeiro empreendimento brasileiro a conquistar o selo de ouro na certificação do Travelife (Sustainability in Tourism), segundo a Revista Hotéis. A premiação foi realizada dia 25 de outubro, durante a Feira das Américas.
O certificado faz parte do Sistema Travelife de Sustentabilidade, que, além de fazer consultorias para práticas sustentáveis na área do turismo, identifica as melhores iniciativas e oferece selos em bronze, prata e ouro. De um total de dois mil hotéis auditados no mundo, apenas 300 receberam a certificação de ouro em sustentabilidade.
"Nós queremos toda a nossa Rede [Windsor Hotéis] mais sustentável. A ideia é expandir para os novos empreendimentos da Barra e Brasília", afirmou o gerente geral, Ricardo Kawa, ao portal Mercado Eventos.
A diretora da The Travel Association, associação do Reino Unido que gerencia o Travelife, Nikki White, parabenizou o Windsor Atlantica pela conquista. "O hotel tem demonstrado o seu compromisso com sustentabilidade, pois atende aos rigorosos critérios ambientes e sociais do sistema", frisou.
O empreendimento, que se filiou ao Travelife em 2011 (mesmo ano em que o Hotel Kempinsk San Lawrenz, em Malta, conquistou o selo de ouro da organização), adota ações sustentáveis que atendem aos 99 itens necessário para a conquista. Conheça algumas:
- Utilização de lâmpadas de baixo consumo com utilização de tecnologia LED em todos os quartos;
- Corredores com lâmpadas dicróicas e fitas LEDs;
- Sensores de presença nos corredores sociais comuns (8º ao 37° andar);
- Nas cozinhas, utilização de gás natural encanado;
- Iluminação natural nos quartos;
- Reutilização das águas cinzas - sistema de recuperação das águas das pias e chuveiros através de filtro de carvão ativado para utilização nas descargas;
- Captação de água da chuva para serem reutilizadas nas descargas;
- Torneiras, chuveiros e descargas inteligentes: torneiras com reguladores de fluxo e descargas nos sanitários pelo sistema dois fluxos;
- Água da primeira lavagem das roupas na lavanderia é reutilizada do enxágue;
- Torneiras de baixo consumo possuem controle de temperatura pelos controladores e acumuladores eletrônicos que mantém a temperatura a 60°;
- Esgoto encaminhado a rede pública de tratamento;
- Principais produtos de limpeza utilizados no hotel são biodegradáveis;
- Segregação dos materiais recicláveis;
- Utilização de gases ecológicos nos equipamentos de refrigeração;
- Divulgação de vagas para jovem aprendiz e outras funções nas comunidades de Copacabana e Leme.
Fonte: EcoD