Pinte sua casa com tinta a base de terra.


A ideia de usar tinta a base de terra faz parte do projeto Cores da Terra, desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. O projeto resgata a tradicional técnica do barreado, utilizada para pintar fogões a lenha, fornalhas e paredes, e aperfeiçoa o processo de produção de tintas usadas em residências.A Para fazer a tinta, que rende aproximadamente 18 litros, você vai precisar de:- Oito quilos de terra argilosa;- Oito litros de água;- Quatro quilos de cola branca.

A ideia de usar tinta a base de terra faz parte do projeto Cores da Terra, desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. O projeto resgata a tradicional técnica do barreado, utilizada para pintar fogões a lenha, fornalhas e paredes, e aperfeiçoa o processo de produção de tintas usadas em residências.
Para fazer a tinta, que rende aproximadamente 18 litros, você vai precisar de:
- Oito quilos de terra argilosa;
- Oito litros de água;
- Quatro quilos de cola branca.

Em uma lata, coloque seis litros de água, adicione quatro quilos de terra, e misture até ficar uma pasta consistente e cremosa. Depois, acrescente os outros quatro quilos de terra e misture até ficar com uma consistência cremosa novamente.  Para colorir a tinta você pode escolher pigmentos como açafrão, urucum, areia ou até mesmo usar as diversas tonalidades do solo. Se preferir uma tinta mais fina você pode peneirar ou coar o creme. Por último acrescente a cola com os dois litros de água restantes e misture até obter a consistência de creme. A tinta está pronta!
tinta-terra-3
Fotos: Incaper
Mas antes de aplicar na parede é preciso ter alguns cuidados, como limpar a superfície e verificar se não há infiltrações, mofo ou até mesmo vazamentos. A tinta também não pode ser aplicada diretamente em paredes que já receberam pintura com tinta a óleo, esmalte ou acrílica. Isso não significa que não possa usar a tinta. Basta, antes de aplica-la, passar uma escova de aço ou lixa para tirar boa parte da tinta anterior e criar porosidade. Depois de lixar, é só passar uma vassoura com um pano umedecido para tirar a poeira.
Parede pronta, agora mãos a obra!
A tinta pode ser aplicada com rolo de lã baixa, de espuma ou brocha, assim como as tintas convencionais. Aplique a primeira demão, que é apenas uma preparação. Espere três horas para aplicar a segunda. Se a tinta estiver grossa, você pode diluir na proporção de dois volumes de tinta para um de água.
tinta-terra-2
Fotos: Incaper
tinta-terra
Fotos: Incaper
Além de todas as vantagens ambientais, esse tipo de tinta é cerca de 70% mais barata que as tintas convencionais. Uma lata de tinta cobre de 70 a 90 metros quadrados. Fonte: Cores da Terra e Arquitetura Ecoeficiênte
Fonte: Natura Ekos

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top