Alunos da Unicamp em carro elétrico construído na Universidade (Foto: Leandro Filippi / G1) |
Alunos de engenharia da Unicamp apresentaram, na noite desta quarta-feira (31), um carro com motor elétrico capaz de chegar a 100 km/h em menos de quatro segundos, tempo semelhante ao que leva uma Ferrari Enzo, um super desportivo da marca italiana. A primeira competição da modalidade será realizada em novembro entre estudantes.
Os 25 integrantes da equipe Unicamp E-Racing precisaram de 13 meses para construir o veículo, que será usado no kartódromo de Piracicaba (SP) entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, durante a disputa organizada pelo grupo Engenheiros da Mobilidade do Brasil (Sae Brasil). Além da Universidade de Campinas (SP), outras três equipes de estudantes participarão da estreia da modalidade no país.
Montagem do carro custou cerca de R$ 200 mil (Foto: Leandro Filippi / G1) |
A competição com veículos "tradicionais" é organizada desde 1978 pelo Sae Brasil. "Já existia uma equipe da Unicamp que fazia um carro à combustão. Alguns membros, que tinham alguma experiência, resolveram fundar a nova equipe para fazer o protótipo elétrico", disse o estudante do quinto ano de engenharia Diego Moreno Bravo.
Para construir o carro, os alunos buscaram consultoria em empresas com conhecimento da tecnologia e precisaram importar peças. O motor veio dos Estados Unidos e tem 130 cavalos (um modelo popular possui cerca de 70 cavalos). Segundo Bravo, o custo total da montagem ficou em torno de R$ 200 mil.
O carro pesa 227 quilos e mede 2,8 metros. Sua estrutura é feita de aço AISI 1020 e a carroceria de fibra de vidro. O motor foi desenvolvido por uma empresa britânica com a participação de pesquisadores da Universidade de Oxford, da Inglaterra. A autonomia da bateria é de 22 quilômetros.
A competição realizada em Piracicaba deve dar vaga para uma disputa entre carros elétricos nos Estados Unidos. Serão várias modalidades de prova. A endurance, onde a velocidade média do carro deverá ser de 70km/h, podendo ultrapassar os 100km/h nas retas, além de provas dinâmicas (autocross, skidpad e aceleração) e estáticas (apresentação do projeto técnico aos juízes, viabilidade econômica do projeto e inspeção de segurança).
De acordo com Bravo, existe um carro elétrico na Holanda que chegou a 100 km/h em menos de quatro segundos. No Brasil, o estudante disse que nunca viu um veículo com característica semelhante, por isso há a expectativa pelo modelo desenvolvido na Unicamp na competição de aceleração.
O carro foi todo construído na Universidade de Campinas, com apoio do Instituto Eldorado e empresas. Oito estudantes irão dirigir o veículo durante a disputa. Após meses de trabalho, Bravo tem a resposta fácil ao ser questionado se vão para ganhar das outras universidades. "A intenção é essa", disse. Fonte: G1