Uma das metas da Puma é reduzir a emissão de carbono em 25% até 2015. | Foto: Gloomcheng/Flickr |
A Puma elaborou um documento para deixar às claras todos os danos que causou ao meio ambiente nos últimos tempos. Agora, a empresa aposta em um programa de sustentabilidade que não envolve apenas ações isoladas, mas também abrangendo funcionários e clientes.
“Devemos ser transparentes para que as pessoas acreditem em nós”, afirma Franz Koch, diretor executivo da Puma. As ações de sustentabilidade da empresa alemã vêm sendo cada vez mais elogiadas e ganhando um destaque cada vez maior: elas fazem parte de um pacote de estratégias de marketing, que tem por objetivo fazer com que a Puma torne-se a queridinha do mercado esportivo.
O relatório de sustentabilidade elaborado pela empresa – chamado de “Environmental Profit & Loss Account” (EP&L) – demonstra, em números, os danos que a Puma está causando para o meio ambiente: na última avaliação, especialistas concluíram que os prejuízos para o planeta chegaram aos US$ 184 milhões.
Para o diretor executivo da marca, o diferencial da Puma é fazer com que a iniciativa sustentável não fique restrita aos programas de marketing. “A sustentabilidade é parte de nosso DNA. Acreditamos que é preciso mudar para termos um mundo melhor. Desejamos ser um modelo a ser seguido”, afirma Koch.
Ações de educação ambiental para a equipe de funcionários também estão na lista de estratégias da Puma: assim, o trabalhador que tomar iniciativas conscientes, ganha bônus. Motivados, os funcionários passam a conhecer os valores ambientais da marca, incorporando-os e divulgando-os para a sociedade.
Finalmente, uma das metas da empresa é reduzir a emissão de carbono em 25% até 2015. Se continuar levando a sério esta política de transparência, pode até ser que a Puma não se torne a marca esportiva mais amada do mundo, mas, ao menos, a marca prova que está em dia com o meio ambiente. Fonte: CicloVivo