Os Jogos dos Povos Indígenas começam na sexta-feira passada, dia 8,, quando aconteceu a cerimônia tradicional de acendimento do fogo ancestral indígena, ao pôr do sol. A solenidade aconteceu às 17h30, na Região do Sucuri, em Cuiabá, com a presença de autoridades e lideranças indígenas, no Jardim Botânico, região do Sucuri, dentro da aldeia instalada para receber o evento, que será de 8 a 16 de novembro.
O ritual foi comandado por pajés e líderes espirituais escolhidos entre as 48 etnias participantes da edição dos jogos de 2013.
- A cerimônia de criação do fogo que vai iluminar a pira dos 12º Jogos os Povos Indígenas acontece de maneira rústica, da mesma forma que faziam nossos antecessores - disse Carlos Terena, coordenador-geral dos Jogos Indígenas, pelo Comitê Intertribal.
A proposta do rito é abençoar a semana de competições. O espaço escolhido fica próximo à arena central que receberá as disputas esportivas e demonstrações de esportes tradicionais praticados entre 1.600 indígenas participantes.
Às 16h30 de sábado aconteceu a abertura oficial do evento, com a participação de autoridades municipais, estaduais e nacionais.














