E se a iluminação nas paisagens urbanas reagissem a nós de uma forma mais dinâmica? Poderia começar a mapear as informações de segurança que precisamos em tempo real , nos ajudando à chegar em casa livres de qualquer perigo?
Em uma tendência chamada Guiding Light, o site PSFK Labs explora como as inovações de iluminação estão aproveitando os avanços na tecnologia de projeção para mapear referências direcionais e avisos sobre o ambiente construído, em tempo real, aumentando a localização e segurança. Muitas vezes, para reagir a circunstâncias diferentes ou implantadas sob demanda, essas tecnologias oferecem um guia visual e garantia de onde e quando as pessoas precisam.
Um exemplo desta tendência nos leva ao túnel Sydney Harbour, na Austrália, onde uma solução inovadora feita com projeções foi instalada para promover a segurança no trânsito. Softstop utiliza luz e água para projetar sinais em folhas de água que parecem flutuar no ar. Desenvolvido pela empresa de comunicações Laservision, o sistema de barreira produz uma mensagem pseudo-holográfico “STOP” que é impossível para os motoristas não enxergarem.
Ao contrário dos sinais convencionais que aparecem na visão periférica dos motoristas, Softstop aparece em sua visão direta através do uso de luz sobreposta em névoa. O conceito resolve o problema persistente de motoristas que ignoram sinais de trânsito de parada,
Outro exemplo dessa tendência é a luz de segurança, um conceito para um sistema de iluminação da estrada que pode ser ativado por água durante tempestades severas quando as ruas estão alagadas e as marcações de pista estão ocultas. A água da chuva provoca uma bateria de H2O, e faz com que o envio de feixes de luz LED se projetem em direção ao céu para orientar os condutores de forma segura nessa situação. As luzes são destinadas à ajudar os motoristas que se encontram em condições meteorológicas perigosas e a navegar para longe do perigo.
Estes exemplos também se enquadram em outro tema maior: a Comunicação Iluminada. Designers estão explorando o uso da luz como um substituto para os limites físicos, ajudando a mudar a forma de como as pessoas percebem os seus arredores. Essas soluções funcionam para demarcar novas áreas, criação de ambientes flexíveis, que podem acomodar diferentes casos de uso e serem redefinidas de acordo com as necessidades.
Quer saber mais sobre as tendências de futuro da série luz? Acesse: www.psfk.com














