Uma das dificuldades para quem mora em apartamento ou em casa pequena é a falta de espaço para o cultivo de plantas e flores. Vasos tendem a ocupar muito espaço e podem não ser suficientes para o cultivo de certas espécies de plantas.
E que tal fazer um jardim vertical? Assim todas as suas plantas ficam reunidas em um só lugar e o espaço é mais bem aproveitado em lugares apertados. Confira abaixo como montar o seu:
Garrafas Pet
Garrafas Pet
Além de você ter um pedacinho da natureza dentro da sua casa, esse jardim também reaproveita garrafas que normalmente iriam para o lixo. Para fazê-lo é bem simples, basta cortar um retângulo de um dos lados da garrafa e prende-la à parede escolhida.
Depois, basta colocar terra e as plantas selecionadas. O bacana dessa ideia é que ela dá uma decoração diferente para o ambiente.
Palete
Como sempre, o palete está presente na hora de reaproveitar espaços de maneira diferente. A ideia de um jardim vertical com palete é quase a de um quadro vivo, já que a terra ficará encaixada em seus espaços vazios e as plantas cresceram para frente, por conta da posição.
Para isso, basta prender um pedaço de plástico na parte de trás do palete de maneira bem firme e depois prega-lo à parede e depois encaixar as mudas de plantas em seus espaços. A irrigação se tornará mais fácil, já que uma planta irá ajudar a outra a se desenvolver e o plástico manterá a terra úmida.
Canos de PVC
Essa ideia é ótima para quem quer criar suas plantas perto das janelas. Pegue canos de PVC e tampe os dois lados, depois o corte no meio e faça um suporte com auxílio de arames e prenda na beirada da janela. Isso garantirá que suas plantas tenham o sol necessário, além de que o PVC irá manter a terra úmida.