10 jardins verticais incríveis espalhados pelo mundo


As grandes cidades têm corrido contra o tempo em busca de soluções sustentáveis e verdes para aumentar a qualidade de vida dos cidadãos, mesmo que grande parte destas ações venham da força de vontade das pessoas e não do governo. Uma das grandes ideias que surgiram foram os jardins verticais, que trazem graça aos prédios dominantes, deixando-os com cara nova e muito mais bonita.

Quando falamos nestes jardins, um nome sempre surge nas pesquisas: Patrick Blanc (falamos dele aqui). O cientista botânico e designer trabalha com isso desde 1982, tarefa que o faz viajar o mundo para espalhar a arte viva pelas paredes, seja em hotéis, locais públicos, museus, restaurantes, prédios comerciais ou residenciais. Ao todo, ele possui 250 intervenções assinadas com seu nome, sendo que em Paris se concentram a maioria de suas paredes verdes.



Com metal, PVC e um quadro não biodegradável que evita danos à parede e permite que as plantas cresçam, a magia acontece. Os jardins possuem sistema de irrigação e requerem manutenção constante, assim como as famosas trepadeiras, que precisam de poda para prosperar por mais tempo. As plantas levam em torno de sete semanas para crescer após a instalação.

As obras são compostas por muitas, mas muitas plantas. Num pequeno edifício em Londres, por exemplo, foram utilizadas 4.500 plantas de 25 tipos diferentes. No Sri Lanka, um prédio de 46 andares em construção, da Milroy Perera Associates e Maga Engineering, será o jardim vertical mais alto do mundo, com 35.200 plantas de 383 espécies.

Confira abaixo algumas obras interessantes ao redor do mundo, sendo as seis primeiras de autoria de Blanc:

1. Museu e Centro Cultural Caixa Forum, Madri, Espanha



2. Le Mirage Vert, Paris, França



3. Pont Max Juvenal, Aix-en-Provence, França





4. Halles Avignon, Costa Azul, França



5. Pacha, Londres, Reino Unido



6. Capitaland, Singapura 






7. Clearpoint Residencies, Rajagiriya, Sri Lanka



8. Fukuoka Conference Hall, por Emilio Ambasz, no Japão




9. Biblioteca Semiahmoo por  Green over Grey, em Vancouver, Canadá




10. Prédio no Minhocão, São Paulo, Brasil



Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top