A quantidade de hortas comunitárias e urbanas vem crescendo cada vez mais. Essa é uma ótima notícia, pois é uma oportunidade de consumir vegetais mais saudáveis e sem agrotóxicos. Na cidade de Tóquio, no Japão, um projeto chamado de Soradofarm usa os telhados de estações de trem e metrô para abrigar hortas urbanas.
Assista o vídeo abaixo e veja como funcionam as hortas urbanas nas estações de metrô e trens de Tóquio!
A ideia é que o passageiro que passa pela estação tenha a oportunidade de praticar a jardinagem e de ter um momento de contato com a natureza no meio da correria do dia a dia. Os japoneses são conhecidos por trabalharem em longas jornadas diárias e esse seria um momento para diminuir o estresse e relaxar.
Esse projeto é desenvolvido pela companhia de metrô de Tóquio e pela empresa de entretenimento Ekipara. Qualquer pessoa pode ter sua própria horta em uma estação de trem ou metrô da cidade, mas para isso é preciso pagar uma taxa anual pelo espaço. Mas em troca o passageiro recebe o apoio de jardineiros profissionais e ferramentas para manusear a terra.
Cada pessoa terá um espaço de 3 metros para cultivar a sua horta e não é preciso ter conhecimento de jardinagem. O Japão é um país muito populoso e quem não tem lugar em casa para ter sua própria horta, pode aproveitar o espaço que é disponibilizado nas estações de Tóquio.
As hortas do projeto Soradofarm já estão presentes em cinco estações de metrô e trens da cidade de Tóquio. E a ideia é expandir o projeto para todas as estações da cidade. Imagina se tivéssemos um projeto parecido com esse aqui no Brasil, seria uma ótima maneira de aumentar as áreas verdes das cidades e estreitar a relação das pessoas com a natureza.
Fonte: Universo Jatobá