Qual o impacto do BREXIT nas aliterações climática.


Os ambientalistas e ativistas pela sustentabilidade britânicos fizeram campanha pela permanência do país na União Europeia e existe uma razão para que tal tenha acontecido: a entrada na União Europeia elevou os standars ambientais do Reino Unido – e do resto da Europa, já agora. “Os problemas ambientais são internacionais, por isso é necessária cooperação internacional para lutar contra eles”, argumenta hoje o Grist.

No entanto, esta opinião não é consensual. Como explica o site ambiental, a decisão de sair da União Europeia poderá ser “potencialmente positiva a curto prazo”, caso as previsões de abrandamento económico sejam verdadeiras. Um decréscimo da economia corresponderia a menos emissões de gases com efeito de estufa. Um exemplo: durante a recessão de 2008, as emissões globais caíram 1,5% e as turbulências do mercado são normalmente boas notícias para as alterações climáticas, quando relacionadas com a produção industrial.

Mas existem, sobretudo, más notícias: as empresas que previam investir em energias renováveis, no Reino Unido, podem adiar estes investimentos, segundo o Politico. Outra das incertezas prende-se com a ambição britânica, até agora incluída na União Europeia, na sequência do Acordo de Paris. Pode existir lugar a uma “recalibração” dos objetivos britânicos, admite as Nações Unidas, sendo que o processo de ratificação do acordo na União Europeia irá certamente abrandar.

Por outro lado, David Camerona, primeiro-ministro agora demissionário, foi um dos líderes globais que mais lutou por um acordo efetivo. Muitos dos seus colegas conservadores – e eventuais sucessores – negam a existência das alterações climáticas, o que poderá ditar uma mudança de estratégia britânica.

Há ainda a questão das diretivas ambientais europeias: George Eustice, ministro da Agricultura e apoiador do Brexit, já anunciou o desejo de esquecer todas as diretivas ligadas às aves e habitats, o que poderá ser um grande revés no que foi conseguido, nas últimas décadas, no setor ambiental britânico.


A saída do Reino Unido da União Europeia não será imediata. Mas é provável que a sustentabilidade não fique a ganhar com esta mudança.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top