Novo parque ecológico será inaugurado em São Bernardo do Campo

O Parque Ecológico Imigrantes fica localizado às margens da Rodovia dos Imigrantes, em plena área de Mata Atlântica, e tem inauguração prevista para 29 de novembro.



Seis trilhas, bondinho e cerca de 490 mil metros quadrados de extensão em plena Mata Atlântica. Essa é a estrutura oferecida pelo Parque Ecológico Imigrantes, espaço de ecoturismo prestes a ser inaugurado em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo.
A iniciativa é resultado do investimento de R$ 14 milhões da Fundação Kunito Miyasaka, instituição ligada à comunidade japonesa no país. O incentivo às pesquisas de educação ambiental e preservação da natureza surge como um verdadeiro oásis próximo à selva de prédios e concretos da capital paulista.
Com inauguração prevista para o dia 29 de novembro, o Parque Ecológico Imigrantes carrega uma filosofia sustentável na qual suas formas, estruturas e volumes foram pensados de maneira a causar o menor impacto ambiental possível. Do total dessa imensidão verde, apenas uma parcela será destinada à visitação pública.

As visitas gratuitas poderão, inclusive, ser agendadas a partir de dezembro. A exploração do parque terá o suporte de seis trilhas com diferentes níveis de dificuldade, passarela elevada a oito metros de altura (daquelas que te colocam junto às copas das árvores), acessibilidade para idosos e cadeirantes, além de um bondinho.
A passarela principal, a propósito, segue a sustentabilidade lema do parque. A maior parte da matéria-prima (70%) é proveniente de restos de madeira, como serragem. O restante é feito com resíduos plásticos, a exemplo de garrafas PET. A reutilização de material garantiu ao parque o certificado socioambiental internacional.
Os 1.710 m² de área coberta construída são regados com circuito de água através de captação da chuva. A rede abastece dois lagos, três reservatórios e um espelho d’água, mas aquela tirada da torneira não é potável. Ah, e voltando às trilhas, um dos destaques vai para a Trilha Sensorial, que oferece uma experiência incrível da floresta ao visitante.
Tudo isso é rodeado por samambaias, aroeiras e outras espécies vegetais habitadas por uma fauna variada, como macacos, antas (o maior herbívoro da América Latina e nativo da mata) e raposas. Em células suspensas, serão montados centros de estudo sobre a Mata Atlântica, com tecnologia de ponta em informação, além de anfiteatro.
Idealizado há onze anos, o Parque Ecológico Imigrantes está localizado no quilômetro 34,5 da Rodovia dos Imigrantes, bairro de Curucutu, no sentido São Paulo. As visitas poderão ser agendadas pelo site, a partir do dia 10 de dezembro. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço: pei.eco.br

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top