Através do programa Caminhos da Escola, foram entregues ao município 300 bicicletas, o que facilitará a vida de muitos alunos. l Foto: Divulgação/Prefeitura de Uruoca |
Os estudantes do município de Uruoca, a 293 km de Fortaleza, no Ceará, sempre tiveram dificuldades em ir à escola, pois o local é de difícil acesso e os ônibus não passam por lá. A solução encontrada foi beneficiá-las com bicicletas.
Através do programa Caminhos da Escola, foram entregues ao município 300 bicicletas, o que facilitará a vida de muitos alunos. “Se não tivesse a bicicleta eu não ia para a aula, não. Eu ficava em casa. A estrada é ruim e eu moro muito longe”, disse Fabiana Farias, 10 anos, em entrevista ao G1.
No caso da aluna Fabiana, o veículo foi o incentivo essencial, pois antes ela perdia aulas com frequência. A estudante mora a 16 km da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Marques Vieira. Da mesma forma que ela, mais 20 crianças usam a bicicleta escolar como transporte para chegarem à instituição.
Outra parte das crianças a utilizam apenas em parte do trajeto, principalmente, nas estradas de terra. Pedalam até um ponto em que passam os ônibus escolares, deixam a bike em uma casa, e seguem com o veículo da escola.
Segundo a técnica pedagógica Sheila Andrade, as bicicletas vêm sendo entregues desde janeiro. O número de bikes ainda não é suficiente para atender a todos que necessitam, porém, Sheila afirma que já pode ser percebida uma melhoria no número de alunos nas salas de aula. Diminuiu a evasão escolar e também o condicionamento físico dos estudantes.
As 300 bicicletas são financiadas com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Escola (FNDE). Muitas ainda estão em processo de entrega, assim como o capacete de segurança. A previsão é que o município de Uruoca façam novos pedidos para atender toda a demanda da região.
“Desde a entrega temos notado as crianças mais bem dispostas. O percurso feito pelos ônibus está mais rápido. Antes, levávamos muito tempo para buscar cada um. Até os danos nos ônibus diminuíram”, disse Sheila.
O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 e, além de bicicletas, são disponibilizados outros meios de transporte para estudantes. De acordo com o FNDE, todos os veículos são adequados às condições de tráfego das vias das zonas rural.
Fonte: ciclovivo.com.br