O Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Domiciliares 2011, divulgado na segunda-feira (09/04) pela Cetesb, informa que a produção de lixo aumentou 55% na última década. A cidade de São Paulo já produz 13 toneladas de resíduos por dia.
Sobre o assunto, o superintendente de comunicação da Inova Gestão de Serviços Urbanos, Carlos Balote, declara: “É de conhecimento de todos que o aumento do consumo gera uma quantidade cada vez maior de resíduos. Consequentemente, é fundamental que a sociedade se conscientize da necessidade de fazer o correto descarte desses dejetos e que conheça os diversos mecanismos que estão disponíveis.”
“Hoje um grande problema que vivemos em São Paulo são os pontos viciados de descarte irregular de lixo, que depreciam a cidade, causando enchentes e proliferação de ratos e insetos. O sistema de limpeza pública coloca a disposição do munícipe alternativas para que encaminhe corretamente esse tipo resíduo, na maioria das vezes entulhos, madeiras e móveis velhos. Periodicamente, são realizadas as operações de coleta de resíduos volumosos, e o munícipe preferir pode ainda levar os dejetos aos diversos Ecopontos instalados na cidade. Essas unidades recebem até um metro cubico por dia/por munícipe, sem nenhum custo ao cidadão. É preciso promover a sensibilização das pessoas para que se responsabilizem pelo melhor encaminhamento dos resíduos sobras de seu consumo, como uma questão de cidadania e de saúde pública”, complementa Balote.
A Inova é responsável pela limpeza urbana da região Noroeste da cidade de São Paulo. A programação das Operações de Coleta de Resíduos Volumosos e os endereços dos Ecopontos podem ser acessados através do site da empresa (www.inovagsu.com.br) ou da prefeitura (www.prefeitura.sp.gov.br.) Ou ainda através do telefone 0800 7777 156.
Fonte: www.ideiasustentavel.com.br